Lei que reconhece Libras como uma das línguas oficiais do país completa 20 anos de existência

Lei que reconhece Libras como uma das línguas oficiais do país completa 20 anos de existência

Publicado em: 25 abr, 2022 às 9:29

No dia 23 de abril celebra-se o “Dia Nacional de Educação de Surdos”, data criada para celebrar as lutas e conquistas da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular.
Ontem (24) a Lei 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma das línguas oficiais do país, completou 20 anos, um marco histórico que constitui uma importante ferramenta para a inclusão social.
Talícia do Carmo Galan Kuhn, tradutora intérprete de Libras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Chefe do Departamento de Educação da UTFPR-PG e Diretora social da Associação de Surdos de Palmeira- APAER fala sobre a importância desta data. “Nessa data tão especial nos devemos considerar as inúmeras conquistas que o povo surdo conseguiu no decorrer desses anos de lutas, de tem uma trajetória de reivindicações, que só foi possível por meio de leis e decretos, como por exemplo as conquistas realizadas em sala de aula, tão primordiais para o ensino dos surdos como por exemplo a flexibilização do tempo de fala dos professores na sala de aula, a presença do tradutor intérprete de Libras, as adaptações dos conteúdos que estão sendo contemplados para esses alunos (…). Considerando que a Libras para o surdo é a primeira língua e a língua portuguesa é a segunda língua, assim como para nós ouvintes, a língua de sinais é uma segunda língua, e a língua portuguesa é a nossa língua materna, então tem que ter metodologia adaptada que privilegie esse tipo de escrita para os alunos, essas reivindicações foram bem importantes para os alunos para que eles pudessem fazer parte de uma sociedade, de garantir seus direitos. Hoje nós saudamos a todos os surdos e todos os profissionais que trabalham em prol da educação dos surdos”, disse Talícia.

Texto com informações da Agência Brasil 

Foto: Nossa causa