Jovem palmeirense inicia caminhada no Seminário Menor São José em Curitiba

O jovem palmeirense João Felipe Hellmann dará um importante passo em sua vocação religiosa no próximo dia 9 de fevereiro. Ele iniciará sua formação no Seminário Menor São José, em Curitiba, após um percurso de estudos em três colégios. Filho de Henrique Mehl Hellmann Junior e Josiane da Silva Hellmann, João Felipe destaca que essa é uma etapa que representa não apenas um avanço acadêmico, mas também espiritual.
“Desde pequeno, eu sempre gostei de participar das missas, até de celebrar as missas. Isso sempre me chamava muito atenção e despertava algo dentro de mim, mas que só foi descoberto agora, recentemente”, disse o jovem seminarista, que foi nomeado para a vocação religiosa no final de 2024.
João Felipe começou sua jornada escolar no Colégio Sagrada Família, em Palmeira, onde estudou até os 10 anos. Em 2020, a família se mudou para Ponta Grossa, e o jovem continuou sua formação nos colégios Positivo e Alfa. Durante esse período, ele manteve forte vínculo com a igreja, participando ativamente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Atualmente, João Felipe faz parte da comunidade da Matriz, em Palmeira, e compartilha que a vivência nos encontros vocacionais, nos últimos oito meses, foi fundamental para o amadurecimento de sua decisão. “Esses encontros vocacionais despertaram ainda mais meu desejo de seguir essa vocação”, afirmou.
Com a cerimônia de envio marcada para o próximo dia 9, às 8h, João Felipe se prepara para essa nova fase. “Para mim, a vocação não é muito mais do que uma escolha, é um chamado de Deus. Jesus é quem nos aponta o caminho, e ao longo da vida vamos descobrindo como responder a esse chamado”, explicou.
O jovem seminarista já sabe que o caminho do seminário não será fácil, mas tem confiança de que a oração será seu maior apoio. “Eu sei que a vida de um seminarista tem seus desafios, mas é com fé e confiança em Deus que vou superando a cada um deles”, afirmou João Felipe, destacando a importância da fé na jornada.
Embora João Felipe ainda não saiba se será padre, ele reconhece que essa caminhada será crucial para seu crescimento pessoal e espiritual. “Eu espero que essa experiência me ajude a crescer tanto na minha vocação como pessoa, tanto como padre, mas claro, eu ainda não sei se serei padre porque isso pertence a Deus. Mas eu sei que essa caminhada será muito fundamental para me aproximar mais dele e aprender a levar a luz de Cristo para os outros”, disse com humildade.
Em seu agradecimento, João Felipe se dirigiu à comunidade de Palmeira, que sempre o acolheu com carinho. “Agradeço muito à comunidade de Palmeira, que sempre me acolheu com tanto carinho, desde os dias que comecei a participar ativamente durante o novenário. Também agradeço à minha família, que tem sido meu maior apoio nessa escolha”, disse, lembrando especialmente do apoio de seus pais. “Agradeço ao meu pai Henrique, minha mãe Josiane, que abriram as portas para que eu pudesse fazer os encontros no seminário e agora ir para lá também morar e estudar.”
João também fez um pedido de oração. “Eu estou muito feliz por esse caminho que estou trilhando, sou muito grato a Deus, à minha família, aos meus amigos e a todos os que estão comigo nessa jornada. Que Deus abençoe a cada um, rezem por mim e rezem pelas vocações.”
Texto: Rinaldo Agottani
Foto: Arquivo/Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Notícias Relacionadas
Juventude católica: inscrições para encontro em Palmeira encerram amanhã
No próximo dia 27 de julho, Palmeira será palco de um evento especial voltado para a juventude católica: o primeiro Originais, que será realizado na comunidade do Rincão do Cocho. Com início às 8h da manhã e encerramento com Leia Mais
Acampamento Recomeçar expande missão com criação de células na Paróquia
O Noticiário P-7 desta segunda-feira (14) recebeu Renata e Renan Bartos, integrantes do Acampamento Recomeçar, para falar sobre a missão do movimento e a expansão das chamadas “células”, pequenos grupos de jovens que se reúnem para partilhar a fé. Leia Mais
Paróquia promove Costelão dos Pais no dia 10 de agosto
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza no domingo, dia 10 de agosto, o tradicional Costelão dos Pais, em comemoração ao Dia dos Pais. A retirada dos pedidos será a partir das 11h, no Viveiro de Plantas Passoni (Rua João Bornancin, 182 — acesso pela PR 151). Os ingressos Leia Mais