Irmãs Vicentina iniciam projeto de construção de casa para família carente

Irmãs Vicentina iniciam projeto de construção de casa para família carente

Publicado em: 27 set, 2022 às 13:37

A Igreja Católica celebra hoje (27) a Solenidade de São Vicente de Paulo, sacerdote, nascido na França no século XVII é o Padroeiro das Obras de Caridade.
Em 2017, a Família Vicentina celebrou os 400 anos do carisma vicentino.
Ainda como Sacerdote São Vicente foi fundador de duas congregações: Os padres da missão ou os Vicentinos e as Filhas da Caridade de são Vicente de Paulo. Suas preocupações fundamentais foram a evangelização dos pobres e a caridade voltada às crianças abandonadas, as vítimas de guerras, aos necessitados, deslocados, doentes, imigrantes e sem teto, que se multiplicavam ao infinito.
A irmã Bernadete Valenga integrante da Congregação Vicentina em Palmeira destacou essa vocação a caridade. “(São Vicente) Com sabedoria soube mobilizar os leigos, homens e mulheres às confrarias da caridade em uma grande rede. Deixou como herança espiritual, o carisma vicentino internacionalmente conhecido e presente em mais de 95 países”, disse ela.

Projeto de construção de casa para família carente
A religiosa comentou sobre o trabalho realizado em Palmeira. “(…) Nos desafiamos a contribuir para reduzir as desigualdades, realizando em colaboração o sonho de uma casa para uma família em dificuldades. Trata se de um projeto em nível de mundo, a pedido da ONU, proporcionar um lugar seguro para a família”, explicou a Vicentina.
Irmã Bernadete contou que a escolha da família em questão seguiu critérios e que a partir de doações em colaboração, o projeto será iniciado. “A casa é símbolo de segurança, afeto, esperança, dignidade e um futuro melhor. Nós nos inspiramos no serviço que São Vicente de Paulo e seus colaboradores realizaram no seu tempo. Hoje, a família Vicentina com inúmeros ramos está empenhada no mundo, em 150 países, na causa dos sem abrigo; campanha esta lançada em 2018 e que continua unindo voluntários para transformar a vida de tantos irmãos e irmãs que vivem na exclusão”, disse ela.
Quem tiver interesse em colaborar na construção desta casa pode entrar em contato com as Irmãs Vicentinas através do 3252-2236.

Texto: Bruna Camargo e Rinaldo Agottani
Foto: Bernadete Valenga