IPVA de 2019 para pagamento a vista terá prazo maior
Os proprietários de veículos automotores do Paraná terão um prazo maior para pagar o IPVA 2019 para pagamento em cota única (à vista). O prazo será entre os dias 24 e 30 de janeiro de 2019, variando de acordo com os números finais da placa. No ano passado foi entre os dias 10 e 16 de janeiro. Caso opte pelo pagamento à vista, o contribuinte terá um desconto de 3% no valor final.
O contribuinte que preferir dividir o pagamento do IPVA 2019 em três cotas deverá ficar atendo aos prazos (confira a tabela no final da notícia). O pagamento da primeira cota será entre os dias 24 e 30 de janeiro;o da segunda cota será entre os dias 21 e 27 de fevereiro e a terceira e última deverá ser quitada entre os dias 21 e 27 de março de 2019, de acordo com os números finais das placas.
A Guia de Recolhimento para pagamento em cota única (à vista)será recebida através de correspondência. As pessoas que optarem por parcelar o imposto em três cotas, devem acessar o Portal da Secretaria da Fazenda e imprimir as guias de recolhimento.
O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciado:Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi.
Nota Paraná
Em 2019, 127.664 proprietários de veículos utilizaram os créditos do Nota Paraná para quitar ou reduzir o valor do IPVA 2019, ocasionando uma economia de mais de R$ 15,5 milhões aos bolsos dos contribuintes, valor 17,3%maior do que o registrado no ano anterior.
Os contribuintes que, mesmo transferindo os créditos do Nota Paraná, não conseguiram quitar o IPVA 2019 integralmente, receberão a Guia de Recolhimento com a diferença, que também poderá ser quitada à vista, aproveitando o desconto de 3% ou dividido em três cotas.
Inadimplência
Contribuintes que possuam pendências relativas ao pagamento de IPVA serão inscritos no Cadin (Cadastro Informativo Estadual) e terão restrições no relacionamento com o governo, o que inclui o não recebimento de créditos e prêmios do Programa Nota Paraná.
Aqueles que não pagarem o imposto nos prazos definidos pela legislação terão multa de até 10%e os valores sofrerão acréscimo de juros. Os veículos que estiverem com débitos do IPVA não receberão o licenciamento anual emitido pelo Detran/PR e ficam impedidos de transitar nas vias públicas, sob risco de retenção e aplicação de multas pelas autoridades de trânsito.
A inadimplência também impede a transferência de propriedade do veículo e insere o contribuinte na condição de devedor de tributos, restringindo a obtenção de Certidão Negativa de Débitos Tributários.
Notícias Relacionadas
Receita revoga ato normativo que modernizava fiscalização do Pix
Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal revogou o ato normativo que estendeu o monitoramento das transações aos bancos digitais, fintechs e instituições de pagamento. No lugar, o governo editará uma medida provisória (MP) para Leia Mais
Sem aprovação de lei, tabela do Imposto de Renda fica congelada em 2025
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada ao Congresso após a votação do Orçamento de 2025, a tabela progressiva fica congelada neste ano. Quem ganha mais de R$ 2.824, pouco menos de Leia Mais