IPTU vence nesta semana e desconto pode chegar a 10%

Vence nesta semana, dia 10, a primeira parcela ou cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022. “O IPTU é um imposto destinado a quem tem propriedades imóveis no meio urbano”, disse o Secretário Municipal de Gestão Pública e Finanças, Marcos Antonio Bordinhão, em entrevista ao Noticiário P-7.
De acordo com o secretário, são cobradas mais duas taxas, a de iluminação pública e coleta de lixo. “Se eu tenho um terreno baldio, eu não tenho o contador da Copel, eu não tenho tarifa da Copel, como esses imóveis que não tem construção, não tem medidor da Copel e nós não temos a fatura da Copel para implantar ele é cobrado dentro do carnê do IPTU, e também tem a taxa de lixo, que é cobrada apenas de quem tem construção”, explicou Bordinhão.
O carnê para pagamento pode ser retirado pelo site da prefeitura, ou presencialmente na prefeitura. “Pode pagar até 10 de março a parcela à vista com 5% de desconto, ou parcelar em 9 vezes, nesse ano nós temos uma modalidade nova, temos o desconto à vista de 5% para quem pagar à vista, quem pagar parcelado não tem esse desconto, mas nós temos um outro, de uma lei de 2017 que vigorou, e ela diz o seguinte, que quem pagar todos os tributos do município em dia, tem um desconto de 5%. Ou seja, quem pagou IPTU de 2018, 2019, 2020, 2021, pagou os 4 anos certinho, no prazo, na data correta, seja à vista, ou seja, parcelado, terá um desconto de 5% adicional”, enfatizou o secretário.
Texto: Andrea Borges e Elder Scolimoski
Foto: Arquivo Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio; confira o que muda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória nº 1.294, que corrige a tabela progressiva do Imposto de Renda. Os novos valores passam a valer em maio deste ano, mas a mudança afeta apenas as declarações Leia Mais
Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que ampliará o programa para a classe média. Lançada há duas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nova categoria abrangerá famílias com renda mensal de Leia Mais