Inseto transmissor da Doença de Chagas é encontrado em área rural, divulga Município

A Prefeitura Municipal de Palmeira divulgou um comunicado informando que na última semana foi encontrado na área rural de nosso Município, uma espécie do inseto Triatomíneo, também conhecido como Barbeiro. Esse inseto é o transmissor da Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
Febre, mal-estar, falta de apetite, aumento do fígado, baço e aceleramento do batimento cardíaco são alguns dos sintomas da doença, que pode ser fatal, se não for diagnosticada no estágio inicial.
Mesmo sendo considerado uma espécie secundária, com pouca ocorrência em domicílios, as primeiras medidas preventivas já foram tomadas pela Vigilância em Saúde, que realizou a pesquisa de focos no local.
A orientação da assessora da Vigilância em Saúde é de que o indivíduo capture (sem adicionar álcool ou água) o possível ‘barbeiro’ e envie para Vigilância, para que dê início à investigação. ”Se for confirmado o barbeiro, será realizado uma visita/inspeção na casa do morador e, se necessário, aplicado as medidas indicadas para o controle”.
Foto e informações da Agência Estadual de Notícias
Notícias Relacionadas
Caminhada marca mês de conscientização do autismo em Palmeira
A cidade de Palmeira se prepara para um momento especial de sensibilização e união. Neste sábado (12), será realizada a 2ª edição da Caminhada pelo Autismo, em alusão ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Leia Mais