Igreja Celebra hoje São José, Patrono da Igreja e padroeiro de cinco comunidades em Palmeira

Igreja Celebra hoje São José, Patrono da Igreja e padroeiro de cinco comunidades em Palmeira

Publicado em: 19 mar, 2024 às 9:38

A Igreja Católica, durante a Quaresma, tira o roxo neste dia 19 de março e coloca o branco na Liturgia para celebrar a festa de São José, esposo da Virgem Maria. Entre todos os homens do seu tempo, Deus escolheu o glorioso São José para ser pai adotivo do Seu Filho divino e humano. Em 1870, o papa Pio IX proclamou São José como Patrono da Igreja Universal.
Além de 19 de março, São José ganhou mais uma data litúrgica quando o Papa Pio XII, proclamou o santo como padroeiro dos trabalhadores. Em 1º de maio de 1955, o Santo Padre cristianizou a festa civil para dar mais dignidade aos frutos do esforço humano através do trabalho pela intercessão de São José Operário.
Padre Felipe Batista dos Santos Martins, Vigário Paroquial de Palmeira e Porto Amazonas lembrou  a importância desta data. “A solenidade de São José tem por objetivo nos lembrar o quão importante é José para a história da nossa salvação e também hoje para a nossa santificação no dia a dia. São Gregório nos diz que dentre todos os santos, a virtude cultivada na vida de todos eles foi unida pelo Pai, no pai de Jesus em São José ou seja, esse homem repleto das maiores virtudes divinas hoje nos inspira também como ser fiéis cristãos. E no ano de 1870 o Papa Pio IX decretou a partir de então que o São José seria padroeiro Universal da Igreja. Muitas vezes nós deixamos de lado essas coisas históricas que a igreja nos traz e para isso no ano de 2020 o Papa Francisco retoma por ocasião 250 anos dessa carta de Pio IX, o Papa Francisco nos traz um outro documento chamado “Patris Cordes”; Coração de Pai para nos mostrar o valor de São José para a fé cristã, para a fé católica”, disse ele.
O Sacerdote também destacou sobre as virtudes do Chefe da Sagrada Família. “(…) Nós precisamos também aprender com São José algumas virtudes, já que não podemos copiá-lo na santidade de vida, ao menos por ora, nós podemos copiá-lo em suas virtudes, entre elas a fidelidade, a justiça, a honestidade e a confiança. Quatro virtudes que nós vemos muito presentes na vida de São José. São José, o homem justo, aquele que em tudo soube dar a cada um aquilo que era devido. São José no seu trabalho, na sua dimensão familiar, soube dar então aquilo que era justo aos outros e também justo ao próprio Deus. A fidelidade também é uma virtude bem querida por esse nosso santo do dia de hoje. Fidelidade a Deus, fidelidade à Virgem Maria, fidelidade na educação do seu filho Jesus e tantas são as vezes que nós também somos infiéis, não é? Por isso Confiemos nas mãos desse nosso padroeiro São José a graça de sermos cada vez mais fiéis. (…) Que esse dia 19 de março nos convide a vivenciar cada vez mais aquilo que José teve por exemplo de vida. É assim que nós cristãos olhamos a nossa vida, a modelo dos grandes, dos santos, a nossa inspiração”, disse ele.
Em nossa Paróquia, temos cinco comunidades que tem São José como Padroeiro, que são Rocio II, Farajala Bacila, Castelli, Pinheiral de Baixo e ainda Pinheiral dos Malucelli, que celebra sobre o título de São José Operário.
A Comunidade São José do Pinheiral de Baixo realizou uma celebração nesta manhã (19), em louvor ao padroeiro e a noite, as 19h30 haverá o Terço dos Homens.
No Rocio II haverá Celebração da Palavra às 19h30 e na Capela São José do Farajala Bacila, hoje está programado missa também as 19h30 com o Padre Antonio José Diogo, que é o Diretor Espiritual Arquidiocesano do ECC.

Texto: Bruna Camargo e Rinaldo Agottani com informações do Portal A12 e Biblioteca Católica
Foto: Canva