Igreja celebra hoje Dia do Diácono Permanente, homens vocacionados ao serviço de Deus
Hoje (10) o dia a ser Celebrado dentro do mês Vocacional é o Dia do Diácono Permanente, que tem como função, auxiliar o bispo no serviço da caridade, sendo também ele um clérigo. É daí que vem também sua função litúrgica, pois recebe os dons da comunidade e oferece aos que mais necessitam, trazendo as necessidades deles para a oração da assembleia.
Nas paróquias Menino Jesus e Nossa Senhora da Conceição, atualmente, três Diáconos exercem sua missão em diversos serviços da igreja, inclusive ministrando os Sacramentos do Batismo e Matrimônio.
Há mais tempo na missão está o Diácono Gilson Borcoski, ordenado em 1º de setembro de 2016, seu lema de ordenação foi “Aqui estou, envia-me (Isaías 8,6)”. Casado com Lídia Gielinki Borcoski, é pai de dois filhos. “Humildade e serviço” são as palavras usadas pelo Diácono de 52 anos para explicar sua vocação.
Quem também atua na paróquia de Palmeira é o Diácono Miguel Simon. Ele é casado há 31 anos com Maria Angelina Slusarz Simon, é pai de três filhos e tem duas netas. Com 51 anos é diácono ordenado desde 28 de julho de 2019, o seu lema de ordenação é “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve” Lc 22,27. Miguel nos ensina que servir a Deus é um gesto concreto de amor.
Atuando em Porto Amazonas, o Diácono Roberto José Delfrate tem 61 anos é casado há 40 anos com Edna Breda Delfrate. Tem duas filhas e é avô de uma neta. Sua ordenação foi realizada em 28 de novembro de 2018, e seu lema é “Eu não vim para ser servido, e sim para servir”. Seu trabalho a serviço do Reino de Deus é sinônimo de doação e compromisso em levar o Evangelho.
Todos os três diáconos das nossas duas paróquias, foram ordenados pelas mãos dos Bispos Arquidiocesanos, e tem neles sua obediência.
A Diaconia, palavra grega que define a função dos diáconos, significa serviço, e é de tanta importância para a Igreja, que se confere por um ato sacramental chamado “ordenação”, ou seja, pelo sacramento da Ordem.
Desejamos aos nossos queridos amigos, pois aqui na Ipiranga FM, também nos emprestam seus dons, e nos dão a graça do convívio, que Deus os abençoe grandemente, fortalecendo-os em seus dois sacramentos, a Ordem e o Matrimônio.
Texto: Bruna Camargo e Rinaldo Agottani
Imagem: PASCOM
Notícias Relacionadas
Com o tema 'Grandioso és Tu, Senhor Deus', Festa da Padroeira 2024 se aproxima
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira se prepara para celebrar a Festa da Padroeira com o tema “Grandioso és Tu, Senhor Deus” (2 Sm 7,22). A festa, que une as 48 comunidades da paróquia, será marcada por Leia Mais