Idealizadores do documentário 'História Cantada' falam sobre a produção

Idealizadores do documentário 'História Cantada' falam sobre a produção

Publicado em: 20 dez, 2021 às 10:14

O documentário “História Cantada” que retrata as descendências dos habitantes de Palmeira, através de memórias musicais dirigido e produzido por Sonia Kasdorf, através das gravações e edições do designer João Borges Junior foi lançado na última sexta-feira (17).
Os idealizadores contaram que o projeto demorou um ano para ficar pronto por conta da pandemia da covid-19.  “O documentário foi viabilizado através da Lei Aldir Blanc pela Prefeitura Municipal de Palmeira. O projeto surgiu com a oportunidade de estar me inscrevendo nesse chamamento, que a princípio era para a criação de um DVD na área musical, mas em conversa com o João, isso se transformou em um documentário porque vimos que ficaria mais interessante, diante da ideia apresentei o projeto e ele foi escolhido”, disse Sonia.
Sonia conta que o roteiro foi escrito de forma livre. “A ideia partiu da história de Palmeira, não trouxemos nenhum fato novo, ela está nos livros e com certeza me apoiei neles e nos escritores locais, conversei com muitas pessoas pedindo dicas, e elas foram se abrindo e participando também”, comentou Sonia.
João explica sobre o processo técnico após alinhar a pré-produção das filmagens. “Foi tudo feito do zero, desde a identidade visual, cores e sons, são detalhes muito importante que as vezes passam batido, pra gente que é produtor levamos muito em consideração cada parte, pois temos que usar gravador, microfone, iluminação, teve filmagens que fizemos em chroma-key, que foi a parte da narração, e entra todo o processo técnico de colorização (collor grading), por que conforme o sentimento que a gente quer expressar a gente vai trabalhar uma colorização, é um conjunto de olhares”, disse João.
João ressaltou que o trabalho demorou um ano para ficar pronto e foram feitas gravações em diversos locais de Palmeira. “A pandemia impediu várias ideias de serem executadas, pegamos  os períodos mais complicados. Foi um trabalho bastante interessante, gravamos em Witmarsum, na Colônia Cecilia, no Sítio Minguinho (…)”, finalizou. 

Confira o documentário completo através desse link.

Da redação
Foto: Ipiranga FM