IBGE recenseou mais de 13 mil pessoas em Palmeira, diz coordenador da região

IBGE recenseou mais de 13 mil pessoas em Palmeira, diz coordenador da região

Publicado em: 5 out, 2022 às 8:05

As coletas do Censo Demográfico 2022, promovido pelo IBGE começaram em 1º de agosto e a previsão de conclusão inicial seria 31 de outubro, mas devido à falta de recenseadores o prazo deve ser prorrogado até início de dezembro.
Mauro da Silva Neves, coordenador do trabalho em Palmeira, afirma que mais de 13 mil pessoas já foram recenseadas. “Em Palmeira foram recenseadas 13.199 pessoas, desses habitantes, 6.458 são do sexo masculino e 6.741 do sexo feminino. Temos aproximadamente quase 300 mulheres a mais do que homens na contagem até o momento. Existem também em Palmeira uma média de aproximadamente 2,8 pessoas morando por domicílio, ou seja, cerca de três pessoas por domicílio que nós estamos visitando”, relatou.
O coordenador também acrescentou que a falta de recenseadores, algo que vem acontecendo de modo geral em todo país, vem afetando a coleta de dados em Palmeira também. “O censo demográfico do IBGE em Palmeira está caminhando desde o dia 1° de agosto desse ano não exatamente como nós gostaríamos, principalmente pela falta de recenseadores pra completar o nosso quadro. Nós temos no município a divisão em 76 setores, dessas áreas já conseguimos recensear 20 deles, o que correspondem a 26% do total”, disse ele.
De acordo com Neves, a estimativa é de que exista em Palmeira em torno de 14.250 unidades, ou seja, entre estabelecimentos que contemplam lojas, supermercado, farmácia, clínicas odontológicas, várias atividades e também domicílios. “Desse total nós estimamos que 9.970 sejam somente domicílio, ou seja, residências. Considerando esse número,  em Palmeira 5.404 domicílios já foram recenseados, o que corresponde a54,2% do total. Esperávamos estar com mais nesse momento”, comentou Mauro.
Ele adiantou que no momento, a previsão é  terminar o trabalho de coleta básica em Palmeira até o dia 28 de novembro.

Texto: Bruna Camargo e Elder Scolimoski
Foto: Elder Scolimoski/Arquivo Ipiranga FM