IBGE finalizaria coleta de dados hoje (31), mas apenas 50% do trabalho foi realizado em Palmeira

O IBGE encerraria o trabalho de coleta de dados em Palmeira hoje (31), mas devido à falta de recenseadores, e também por questões climáticas, até o momento cerca de 50% do trabalho foi realizado. Atualmente apenas 15.900 pessoas foram recenseadas no Município.
A coleta de dados iniciou em 1º de agosto de 2022, a expectativa de término dos trabalhos era outubro, porém, segundo o Coordenador do IBGE em Palmeira, Mauro da Silva Neves, a equipe de recenseadores na cidade é composta por 10 pessoas, e era necessário 30. “Estamos trabalhando em com aproximadamente 10 recenseadores, estamos sequencialmente abrindo processos seletivos bastante simplificados, sem taxa de inscrição e mesmo assim não estamos conseguindo atingir sequer a metade do quantitativo de recenseadores que nós temos para Palmeira, além também da influência climática, onde o excesso de chuvas vem atrapalhando o andar dos trabalhos”, disse Mauro.
Mauro explicou que já foram recenseadas 15.900 pessoas, desse total, 8.100 são mulheres, e 7.700 homens. A estimativa é que o número de pessoas recenseadas passe de 30 mil, com previsão de encerramento até o final de dezembro.
Segundo o Coordenador, do total de domicílios, sejam eles residenciais ou comerciais em Palmeira, são 14.255 estimados, a equipe do IBGE conseguiu visitar até o momento 7.283. “Desse total já visitado, encontramos 540 domicílios que estão vagos, ou seja, não tem ninguém morando neles, podendo estar à venda, alugado ou simplesmente vago, sem utilização. Foram encontrados também 227 domicílios de uso ocasional, ou seja, aqueles em que a pessoa usa ocasionalmente e mora em um outro domicilio, talvez até em outra cidade, e faz um uso ocasional. Nós encontramos em Palmeira uma média de 2,83 residentes por domicílio residencial, essa é a quantidade média de pessoas que temos em Palmeira por domicílio”, explicou Mauro.
Fisicamente, a região de Palmeira é dividida em 76 áreas que são chamadas ‘setores do IBGE’, e desse total até o momento foram feitos 37. “Temos bastante trabalho pela frente, estamos praticamente na metade do trabalho e a nossa maior dificuldade é a quantidade de pessoas que nós estamos com defasagem bastante grande, praticamente mais de 50% de defasagem no quadro de recenseadores e também nós temos alguns outros fatores, como os climáticos que vem atrapalhando bastante o nosso trabalho”, finalizou.
Texto: Andrea Borges e Elder Scolimoski
Foto: IBGE
Notícias Relacionadas
Secretaria Municipal de Saúde confirma 26 casos de dengue em Palmeira
De acordo com o boletim divulgado na quarta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Saúde, Palmeira registra 26 casos confirmados de dengue, um aumento significativo em relação aos 18 casos registrados na semana passada. Ao todo, foram feitas 173 notificações, Leia Mais
Mãe do Padre Albino Dziadzio falece aos 98 anos
Faleceu na tarde de ontem (23), no hospital Santa Casa de Palmeira, a senhora Maria Dziadzio, mãe do Padre Albino Dziadzio. Ela tinha 98 anos de idade e era muito querida pela comunidade local. Dona Maria era viúva de Estephano Dziadzio (in memoriam) e deixa um legado de fé, Leia Mais