IAP realiza visita técnica e deve emitir licença de instalação de usina fotovoltaica em breve
Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estiveram em Palmeira na manhã desta segunda-feira (13) para realizar a primeira visita técnica no terreno em que serão instalados painéis de energia fotovoltaica, as margens da BR 277, no local onde funcionou o antigo abatedouro.
Com a visita técnica, o empreendimento deu um passo importante para obter a Licença de Instalação, a qual segue por trâmites internos no IAP e deverá ser emitida na primeira semana do mês de dezembro. Assim que recebida a licença, a empresa fica apta para iniciar as obras no local.
A equipe técnica do IAP que participou da visita técnica foi composta por Sonia Mara Dalledone, engenheira florestal, Jean Carlos Helferich, economista e coordenador da análise do Relatório Ambiental Simplificado (RAS), Noeme Moreira de Oliveira, socióloga, Luciane Fernandes, engenheira ambiental, e Sandor Sohn, engenheiro florestal.
A Fractal Meio Ambiente, empresa que está efetuando os projetos ambientais e atuando junto ao IAP para o licenciamento, também acompanhou a visita, através de Debora Gomes, engenheira ambiental e coordenadora do RAS, Laura Mezzaroba de Lima, engenheira ambiental e da equipe técnica do RAS, além de Daniel V.M. Gurski, engenheiro ambiental e da equipe técnica do RAS.
Fernando Augusto Filho, presidente da FAAD Consultoria e Planejamento, empresa do Brasil que está coordenando o consórcio dos investidores, e o diretor administrativo Reginaldo Vasconcelos, também acompanharam a visita, assim como o secretário municipal de Industria e Comércio, Jaudeth Ramos Hajar, e o diretor da pasta, Eloir José Voichicoski.
Segundo Hajar, caso a Licença de Instalação seja emitida na primeira semana de dezembro, a usina deverá estar concluída ainda no primeiro semestre de 2018. “A visita técnica é um dos passos importante para a execução total da obra. Se todos os prazos seguirem como está previsto, a obra levará seis meses para ser concluída”, revelou.
Usina
A usina será instalada em terreno de 113 mil metros quadrados e produzirá até 7.3 megawatts de energia em períodos de 8 a 12 horas de funcionamento. A energia produzida pelos painéis solares atenderá exclusivamente ás indústrias do Paraná.
Em um primeiro momento o município terá um retorno em termos de Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), além de o projeto também contribuir com vagas de emprego direto.
Fotos: Gabriel Osternack Lima/Prefeitura de Palmeira.
Notícias Relacionadas
Câmara Municipal recebeu a visita do Delegado de Polícia Civil
Dr. Rodrigo Siqueira, Delegado de Polícia da 40ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira visitou na última segunda (13) Câmara Municipal de Vereadores nesta semana. A autoridade foi recepcionada pelo Presidente do Legislativo de Palmeira Vereador Diego Zanetti e Leia Mais
Escola do Legislativo realizará o primeiro encontro do ano de 2025
A Câmara Municipal de Palmeira, através de sua Escola do Legislativo, realizará no dia 21 deste mês, o primeiro evento de 2025, às 19 horas, no plenário do Poder Legislativo, e abordará diversos assuntos de interesse da vereança, entre Leia Mais