Homens participaram de ação da Secretaria de Saúde alusiva ao Novembro Azul
A Secretaria Municipal de Saúde realizou evento alusivo ao Novembro Azul na tarde de quinta-feira (29), no auditório do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves. O objetivo da ação de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, em especial o câncer de próstata.
Mais de 50 homens estiveram no CEDAG para participar das ações relacionadas ao evento. Eles tiveram orientações com profissionais de saúde, puderam realizar agendamento médico e odontológico, atualização vacinal, receberam orientações nutricionais e participaram de palestra com o psicólogo Guilherme de Almeida.
Fabiani Bach Czlusniak, secretaria de Saúde, destaca a importância do mês dedicado à saúde dos homens e o engajamento deles nas ações relacionadas. “É de extrema importância a participação masculina nas atividades do Novembro Azul. Precisamos que o homem desenvolva essa questão de cuidar da saúde, pois muitas vezes eles não se atentam aos cuidados necessários e quando procuram alguma unidade de saúde é porque já estão com alguma doença instalada”, declarou.
Após a palestra, os participantes do evento concorreram a dezenas de brindes que foram sorteados, e puderam desfrutar de um coffee break.
Câncer de Próstata
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Foto: Gabriel Osternack Lima/Prefeitura de Palmeira
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais