Historiador comenta sobre carnavais de Palmeira da década de 1910

Historiador comenta sobre carnavais de Palmeira da década de 1910

Publicado em: 1 mar, 2022 às 11:01

Ao falar de carnaval em Palmeira muitos relembram com saudosa memória festividades que aconteceram ao logo do século 20 em clubes ou até mesmo na rua.
Segundo o historiador Paulo Tauffer provavelmente, ainda no final do século 19, iniciou-se algumas festas carnavalescas em Palmeira, sejam festas fechadas, bailes fechados e particulares, ou pequenas bandas de pequenos blocos de rua. “Porém, as festividades vão ganhar muito importância e tamanho a partir da década de 1910, com o surgimento dos primeiros clubes, das primeiras associações de trabalhadores, eu destaco o clube beneficente, que vai ser fundamental fazendo aglutinação, e ao envolvimento das pessoas, dos trabalhadores que estavam associados ao clube”, explicou. Nesse caso se tratava de carnavais fechados em clubes, com baile de máscaras, concursos de rei e rainha.
De acordo com o historiador, o Carnaval de Rua em Palmeira teve seu auge anos 50 e 60 provavelmente pelo número de adeptos, e pelos clubes passarem a ficar pequenos para tanta gente. “E isso os levou para as ruas, as pessoas passam a ocupar as ruas em festa, então o Carnaval em Palmeira, a gente poderia dizer que nos anos 50 e 60, chegou muito próximo do que a gente vai ter pelo resto do Brasil, com os blocos e uma grande festa popular e muito espontânea também, então toda a Juventude daquela época, viveu e conviveu com o Carnaval de Rua ou então Carnaval dentro dos clubes”, disse Paulo.
Com o passar dos anos as festas foram diminuindo, a cidade já não tem mais adesão por essa tradição, inclusive, pela própria questão do clube beneficente, que era fundamental na participação popular e que também acabou deixando de existir”, finalizou.

Por Andrea Borges
Foto publicada por Jair Vida no grupo do Facebook “Amigos de Palmeira”