Há mais de 20 anos, ASIC acolhe novas mamães através da Obra do Berço

Há mais de 20 anos, ASIC acolhe novas mamães através da Obra do Berço

Publicado em: 27 out, 2021 às 8:47

Com o lema “amor que une a humanidade”, a Ação Social Imaculada Conceição (ASIC) vem há mais de 62 anos realizando diversas ações para ajudar as famílias mais necessitadas de Palmeira.  Um dos trabalhos desenvolvidos pela ASIC é feito diretamente com as novas mamães.
A notícia de uma nova criança é um misto de emoções. Alegria, ansiedade e medo tomam conta. No entanto, para muitas famílias que passam por necessidades, este momento também acaba sendo de preocupação e incerteza.
Por isso, o projeto Obra do Berço realizada há mais de 20 anos pela ASIC tem o objetivo de auxiliar as mães a receberem seus filhos com dignidade, motivando-as ao acompanhamento pela Unidade de Saúde de seu bairro, proporcionando mais saúde e proteção ao recém-nascido.
Os voluntários da ASIC destacam que a Obra do Berço é direcionada, portanto para mães que necessitam de auxílio para fazer o enxoval do bebê e que recebem cesta básica, mediante participação nas reuniões de segunda feira. Assim, as grávidas que moram em Palmeira são cadastradas com a apresentação da carteira da gestante até os quatro meses de gestação.
Já as gestantes residentes no interior do município são encaminhadas através do representante de pastoral da comunidade e então cadastradas recebem o kit enxoval.
Elas participam de reuniões semanais na sede da ASIC, onde aprendem algumas atividades manuais, relacionadas com o enxoval do bebê, como mantas de lã, feitas de tricô ou crochê.
Nesses encontros semanais há, portanto, uma roda de conversa, novas amizades são criadas e trocas de experiências, além de conhecimentos sobre alguns cuidados com a criança e sua família.
Próximo ao final da gestação, a mãe recebe o enxoval do bebê com diversos itens, como, banheira, cobertor, manta, travesseiro, roupas de recém-nascido, fraldas, sapatinho, luvinha, casaquinho de lã, gorrinhos, entre outros. Esses materiais são doados pelas pessoas de nossa comunidade e adquiridos também pela ASIC.
A iniciativa é desenvolvida totalmente através de doações, por isso, as pessoas são convidadas a serem madrinhas e padrinhos da Obra do Berço. Toda ajuda é fundamental para a realização deste trabalho. Visite a ASIC na Rua Coronel Pedro Ferreira, 41, Centro e conhecer mais sobre a Obra do Berço.  O atendimento é de segunda à quinta das 13h às 16h.

Imagem: Divulgação/PASCOM
Texto: Bruna Camargo com informações da ASIC