Guaraúna dos Borges celebra Festa em Louvor a Nossa Senhora de Fátima neste domingo (22)

Neste fim de semana a comunidade de Guaraúna dos Borges celebra Festa em Louvor a Nossa Senhora de Fátima. A comunidade surgiu por volta de 1994 com apoio do Padre Aurélio Falarz.
Segundo pesquisas da historiadora Vera Lucia Mayer, Guaraúna dos Borges fica a cerca de 40 Km, ao norte do município, uma das comunidades mais novas da Paróquia, e também mais distantes. Tem proximidades com as comunidades de Turvo e Tocas. “Ela surgiu em 1994, quando tínhamos como pároco o Padre Aurélio Falarz que deu todo apoio para a inciativa da criação de mais uma comunidade em nossa Paróquia. A numerosa família Borges, que já tinha se instalado na região há bastante tempo. Essa família era bastante religiosos e resolveram doar um terreno para que se construísse uma capela mais próxima de suas residências, considerando que até então, precisavam ir até Turvo o Tocas para as celebrações. E foi o casal Sebastião de Oliveira Borges e Francisca Vasco Borges que tiveram esse desprendimento em fazer a doação de uma boa quantia de terras para que a comunidade se consolidasse. Assim, devotaram a nova igreja a Nossa Senhora de Fátima, foi feita com a doação e colaboração de todos os católicos da comunidade. Cada um ajudou como pode, e de pouco em pouco no ano de 2002 a capela estava considerada pronta, capaz de abrigar seus fiéis para os ritos católicos”, aponta o documento de Vera.
O nome da comunidade, por certo se dá por dois motivos, um por se localizar nas proximidades do Rio Guaraúna e por ser o reduto da grande Família Borges.
Programação Festiva
A programação festiva iniciará às 6h com alvorada, às 10h acontece a Santa Missa. O tradicional almoço terá venda de leitão, alcatra, filé, farofa, arroz e saladas, a tarde haverá bingo com animação de Nei Gaudério & Grupo Pachola.
Texto: Andrea Borges
Foto: João Borges Júnior/Arquivo PASCOM
Notícias Relacionadas
Costelada Solidária em prol do CEAD ainda tem ingressos disponíveis
Neste sábado (17), Palmeira recebe mais uma edição da tradicional Costelada Solidária, promovida em prol do CEAD (Centro Especializado em Atendimento à Diversidade). O evento será realizado na sede da Juventude Atlética Palmeirense (JAP) e tem como objetivo arrecadar Leia Mais
Clubes sociais se reúnem para Costelada em prol do CEAD
Acontece no próximo dia 17 de maio, a partir das 11h, mais uma edição da tradicional Costelada Solidária em prol do CEAD (Centro Especializado em Atendimento a Diversidade), de Palmeira. O evento será realizado nas dependências da JAP (Juventude Atlética Palmeirense) e tem como objetivo arrecadar recursos para a Leia Mais