Grupo de Escoteiros Tropeiros de Palmeira retoma atividades neste sábado (18)
Edeoilson Bronoski de Lima (Balu), chefe do Grupo de Escoteiros Tropeiros de Palmeira, esteve no Noticiário P7 comentando sobre a retomada de atividades do Grupo de Escoteiros que acontece em 18 de fevereiro.
De acordo com Edeoilson, as atividades retomam neste sábado (18) às 14h horas no Lar Acelino, ele comentou ainda que para este ano estão sendo pensadas atividades de acampamento de grupo, acampamento nas seções, atividades como o recolhimento do lixo eletrônico, ações voltadas para a comunidade no geral. “No nosso calendário temos acampamento distrital, acampamentos regionais para que nós possamos também sair com os nossos jovens”, disse.
O escotismo é dividido em 4 ramos: ramo lobinho, ramo escoteiro, ramo sênior ou guia e ramo pioneiro. Crianças e Jovens de qualquer idade a partir dos 6 anos podem entrar ao grupo. “A partir de 6 anos e meio quase completando 11, é o ramo lobinho, que é um ramo lúdico aonde se aprende muita coisa principalmente através de brincadeiras. No ramo escoteiro, que é dos 11 anos, até completar quase 15 anos, eles aprendem acampar, montar uma barraca, fazer comida, como se organiza uma mochila, é uma ramo que vai se aprender muito sobre independência e autonomia. O ramo sênior e guias, é o ramo da aventura, é o que faz rapel, o que faz escalada, jornadas. O ramo pioneiro escolhe seu projeto de vida, eles podem ajudar, ou na comunidade ou ajudar no grupo, eles escolhem aonde que eles vão querer atuar com maior intensidade”, explicou Edeoilson.
Pessoas de idade acima dos 21 anos são convidadas a se voluntariar ao grupo e auxiliar nas demais atividades. Edeonilson explicou ainda, que há duas janelas para entrada das crianças e jovens no Grupo Escoteiro, a primeira vai começar no dia 18 de fevereiro e vai até o último final de semana de março, a segunda janela inicia depois das férias escolares.
Os encontros acontecem todo sábado das 14h às 17h. O Chefe dos Escoteiros convida a comunidade e os pais para que levem seus filhos para conhecer o Grupo e também para tirar dúvidas. “Gostaria de convidar a todos que queiram conhecer o grupo para que cheguem pelo menos uns 15 minutos antes das 14h, leve o seu filho, sua filha pra eles conhecerem para eles verem como que é o movimento Escoteiro, porque muitas vezes o pessoal acha que o movimento é de uma maneira e se surpreende totalmente quando chegam lá, eles acham que nós só ensinamos a acampar, mas tem muito mais envolvido. Nós estamos de braços abertos para receber todo mundo”, convidou Edeonilson.
Texto: Andrea Borges
Foto: Arquivo Facebook/Grupo Escoteiro Tropeiros 202/PR (fevereiro 2020)
Notícias Relacionadas
Carreata Solidária irá movimentar as ruas de Palmeira neste fim de semana
Neste sábado, 21 de dezembro, a cidade de Palmeira será palco de uma carreata solidária que promete movimentar as ruas e levar alegria à comunidade. A ação, organizada por Camila Marcovicz, visa promover a integração entre os moradores e Leia Mais