Governo traça caminhos para pagamento do auxílio emergencial

Governo traça caminhos para pagamento do auxílio emergencial

Publicado em: 3 abr, 2020 às 9:26

O governo federal anunciou na quarta-feira (1º) que vai pagar um auxílio emergencial de R$ 600 mensais, por três meses, a trabalhadores informais, desempregados e MEIs.
Receberão o benefício pessoas que estão no CadÚnico até 20 de março. Quem não estiver também poderá receber o benefício, mas a verificação será feita por meio de autodeclaração em plataforma digital. Ainda não foi informado como essa declaração será feita.
Pelo que se sabe até o momento, segundo declaração do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, as pessoas que não constam em nenhum cadastro do governo devem ficar por último no cronograma de pagamento.
Ainda de acordo com Onyx, na semana que vem o governo deve ter mais detalhes sobre como e quando será feito o pagamento. Ele disse que a data provável para o início dos repasses é a partir da segunda semana de abril.
“Se a primeira leva será do Bolsa-Família e o Bolsa-Família é pago a partir do dia 16 de cada mês, então muito provavelmente os primeiros pagamentos serão nessa data. Eu acho que é uma data razoável e segura para as pessoas”, afirmou Onyx.

A Secretaria de Estado da Justiça Família e Trabalho divulgou orientações sobre o auxílio:

– Aguardar informações oficiais sobre regulamentação do auxílio;

– Não ir até bancos ou lotéricas para informações, pois estes ainda não tem;

– Não ir até o CRAS, pois segundo projeto de lei será fornecido para pessoas inscritas no Cadastro Único até 20 de março, mas também depois será informado forma de inscrição pela internet, para os que ainda não estão inscritos no Cadastro Único;

– Não baixar links ou acessar sites que pedem para fazer o cadastro, pois são FALSOS, expondo você a fraudes, como vírus em seu computador ou telefone e roubo de informações pessoais;

– Quando tiver dúvidas procurar informações em sites oficiais, como do

– Ministério da Cidadania, por meio do endereço: www.cidadania.gov.br;

– Reforçamos que quando estiver tudo regulamentado será amplamente divulgado nos noticiários, em canais de TV aberto, sites oficiais do Governo Federal, Estadual e Municipal, desta forma, devem aguardar.