Governo inicia distribuição gratuita de absorventes higiênicos, saiba como funciona
Desde o dia 17 de janeiro de 2024, o governo brasileiro deu início ao acesso gratuito a absorventes higiênicos. A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, é realizada em parceria com o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) e o Programa Dignidade Menstrual.
A Farmacêutica Marcia Rausch Scolimoski da Farmácia Santo Antonio, falou sobre os critérios de elegibilidade para receber o benefício. “Terão direito a esse benefício as estudantes de instituições públicas, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua, entre 10 e 49 anos. Além disso, mulheres cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico) poderão receber até 40 unidades de absorventes higiênicos a cada 56 dias”, disse a profissional.
Diferentemente da necessidade de apresentar uma receita médica, as mulheres contempladas pelo programa deverão exibir uma autorização emitida pelo Programa Dignidade Menstrual, disponível no aplicativo Meu SUS Digital. Essa autorização tem validade de 180 dias, equiparando-se a uma receita médica tradicional e podendo ser apresentada em formato digital no celular no momento da retirada dos absorventes.
A profissional explicou ainda que o processo de obtenção da autorização, destacando que a mesma pode ser compartilhada digitalmente para facilitar o acesso. “A beneficiária precisa apresentar um documento oficial com foto e o número do CPF, juntamente com a autorização fornecida pelo aplicativo digital. Nossa equipe da Farmácia Santo Antônio está disponível para esclarecer dúvidas sobre essa novidade no Programa Aqui Tem Farmácia Popular, o qual oferece medicamentos com significativos descontos desde 2008″, explicou Márcia.
Texto: Da redação
Foto: Governo Federal
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais