Ginecologista destaca importância dos exames preventivos
Segundo informações da Prefeitura Municipal de Palmeira, a média de exames preventivos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso município é de 5 mil. No entanto, nos dois últimos anos a média caiu para cerca de 3 mil exames preventivos devido à pandemia e também por algumas mudanças de critérios, como por exemplo a realização a cada dois anos.
O Ginecologista Vinícius Guadagnin explicou qual a importância do exame preventivo e quem deve realizar este exame. “Como o próprio nome já diz ele serve para prevenção para profilaxia, mas para prevenção do que ? Para prevenção de agravos e doenças do colo uterino, principalmente em relação ao HPV, verrugas genitais e o próprio câncer de colo de útero. (…) O exame deve ser realizado por todas as mulheres a partir dos 25 anos de idade ou cinco anos após a primeira relação e ser prolongado então durante toda a vida essa rotina até os 64 anos”, esclareceu ele.
O profissional também explicou com que frequência a mulher deve realizar consultas com ginecologista e a importância da prevenção “As consultas com ginecologista devem ser realizadas no mínimo anualmente porque no mínimo anualmente a mulher deve fazer avaliação de mama, avaliação de região íntima completa, avaliação ginecológica, o próprio preventivo. Então essa é a principal importância das consultas anuais com o ginecologista logicamente se a paciente tiver alguma queixa nesse período como alterações originárias, infecção urinária, corrimentos, dores região de baixo ventre, na mama, secreções mamárias qualquer dessas outras alterações logicamente o ginecologista deve ser visitado então com um prazo um pouco menor”, disse o médico.
Dr. Vinícius destacou, portanto, que a rotina ginecológica deve ser no mínimo anual a partir da primeira menstruação e/ou da primeira relação sexual e ser acompanhado então durante o resto da vida da paciente.
Dia do Ginecologista
E falando em saúde da mulher, neste sábado (30) comemora-se o Dia do Ginecologista. Doutor Vinicius Guadagnin que também participa da programação da Ipiranga FM através do programa “De bem com a vida” comentou sobre a trajetória da sua profissão. “Terminei minha faculdade em Maringá fiz minha residência médica em Curitiba e hoje eu atendo então como Ginecologista e Obstetra na cidade de Curitiba de Palmeira. Gosto muito do que eu faço tanto da ginecologia quanto da obstetrícia principalmente dentro da obstetrícia por lidar com um momento tão especial para as mulheres”, abordou o profissional.
Contribuir com a qualidade de vida das mulheres é o que tanto admira na profissão. “(…) Trazendo qualidade de vida para as minhas pacientes. Logicamente resolvendo possíveis problemas, possíveis afecções possíveis, doenças, mas sempre buscando no mesmo na mulher saudável a prevenção, a qualidade de vida e fazendo da mulher sempre que ela tenha então uma vida melhor. Isso que eu mais gosto da minha profissão é poder tratar a mulher com integralidade em todas as suas fases”, finalizou o médico.
A Ipiranga FM parabeniza de maneira especial os ginecologistas que atuam em nossa cidade.
Texto: Bruna Camargo
Foto: Instagram Dr. Vinícius Guadagnin
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais