Gerente do Sicredi e Secretário de Finanças explicam sobre Programa Juro Zero

Gerente do Sicredi e Secretário de Finanças explicam sobre Programa Juro Zero

Publicado em: 22 dez, 2021 às 13:57

 No noticiário P7 desta quarta-feira (22), Denise Schamne, gerente do Sicredi e Marcos Bordinhão, secretário de finanças, da Prefeitura Municipal de Palmeira, comentaram sobre programa Juro Zero. O novo feito, tem sido destaque devido ao Município ser um dos únicos a nível de Estado em subsidiar os juros de empréstimos a nível zero.
O secretário Marcos, explicou que a gestão percebeu que alguns e microempreendedores e pessoas informais, não tem acesso ao crédito de forma facilitada, o programa é direcionado para esse público, onde a prefeitura subsidia os juros dos empréstimos. “Deixamos claro que a Prefeitura não coloca dinheiro, é uma instituição financeira cadastrada, no caso desse programa é o banco Sicredi. Visamos fomentar a economia de Palmeira e beneficiar essas pessoas que têm dificuldade de acesso ao crédito”, disse.
Denise e Marcos, comentaram que os processos são feitos pela Prefeitura, onde ela levanta a documentação necessária e depois envia para o Sicredi para análise. O programa abrange também pessoas que não são associadas ao Sicredi.
Palmeira está sendo um dos únicos municípios a nível de Estado que subsidiam o juro a nível zero. Eles comentaram também que existem algumas regras a serem seguidas, mas o fator que leva a perda do benefício é o atraso das parcelas. 


Confira algumas categorias com disponibilidade de crédito: 

Categoria 1 – Não formais (sem registro em carteira). 

Valor: 2.000. 

Categoria 2 – ME, empresas de até 12 meses de fundação, empreendedores rurais. 

Valor: 5.000. 

Categoria 3 – ME com mais de 12 meses, microempresas.  

Valor: 10.000. 

Denise explicou como funciona as taxas e prazos. “A categoria de 2 mil reais nós fazemos em até 24 vezes, a de 5 mil reais em 24 vezes e a de 10 mil em até 12 vezes, as taxas para 12x são 0,97, para 24x 1,17, lembrando que esse quem irá pagar é a Prefeitura, ela nos repassa os juros e o IOF  que são impostos que tem sobre a operação, então no caso, o empreendedor paga somente o capital que ele pegou e para que ele consiga não perder esse benefício ele precisa estar sempre em dia com suas parcelas”, disse Denise.
De acordo com o secretário, durante os atendimentos desta manhã (22) na Prefeitura, passaram 15 pessoas solicitando o crédito de 2 mil, 23 pessoas solicitando o de 5 mil, e 93 solicitando o de 10 mil reais. “Já foram encaminhadas 9 pessoas para o crédito de 2 mil, 10 para o de 5 mil e 36 para o de 10 mil reais, as outras que nos procuraram ainda devem estar levando os documentos”, disse.
O primeiro passo para dar início a inserção no programa é ir até a Prefeitura Municipal de Palmeira (Central de Atendimento ao Cidadão, Rua Luiza Trombini Malucelli – 134) e fazer a solicitação onde eles irão pediram os documentos necessários para dar andamento. 

Da redação
Foto: Bruna Camargo/ Ipiranga FM