Funerária Nossa Senhora do Carmo completa 48 anos de atividades
Tudo partiu de uma ideia sugerida por um amigo do senhor Irineu Voinarovicz, popularmente conhecido como Enjambrado. A primeira funerária de Palmeira nasceu de uma necessidade local, pois até então não havia este serviço na cidade. As instalações iniciais foram na Rua Barão do Rio Branco número 264 – próximo ao Bradesco. A data oficial é 1º de abril de 1973.
Ao resgatar um pouco da história dos 48 anos de atividades, o Diretor do Grupo Nossa Senhora do Carmo (Grupo NSCarmo), Tiago Voinarovicz, relembra que inicialmente nem carro a funerária tinha para trabalhar. “Era uma Kombi emprestada da Prefeitura”, pontuou. Ao passar dos anos a empresa adquiriu imóvel próprio e hoje conta com toda a estrutura e segue os padrões de exigências da Vigilância Sanitária.
Tiago destaca também que há parceria com a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em relação ao espaço em que acontecem os velórios, na Capela Ecumênica de Luto, bem como o outro espaço que é a Central de Luto Nossa Senhora do Carmo. “É um novo conceito de velório com mais conforto para amenizar o transtorno dos familiares”, explicou.
O Plano de Luto APL é outro serviço prestado pelo Grupo NSCarmo, trata-se do seguro de assistência funerária que foi criado em 1991 e atende as normas da lei Federal 13.261/2016 que regulamenta todos os planos de assistência funerária. “Inicialmente as famílias possuíam esse seguro funeral num formato quase que de cooperativa, a partir de 1997 foi criado o seguro individual – por grupos de contrato por família”, detalhou Tiago.
Também relacionado à atividade, está a Fábrica de Ataúdes Nossa Senhora do Carmo. A criação desta empresa foi em 1999 e se deu a partir da necessidade de atender o Plano de Luto e garantir qualidade e custo aos associados. “Inicialmente as urnas funerárias eram adquiridas de uma fábrica de Ponta Grossa de um amigo do meu pai”, falou o diretor do grupo. Atualmente a fábrica palmeirense atende a demanda própria e atende a região metropolitana de Curitiba. No site da Funerária está disponível um histórico detalhado da história.
Entrevista na Rádio Ipiranga
Tiago Voinarovicz participou de entrevista nos estúdios da Rádio Ipiranga e além de lembrar um pouco da história dos 48 anos da Funerária Nossa Senhora do Carmo o assunto pandemia foi abordado na entrevista que foi ao ar na terça-feira (27), no Bom Dia Palmeira.
Ouça a entrevista na íntegra.
Por: Elder Scolimoski.
Notícias Relacionadas
Campanha de Natal da Acip sorteará R$ 22 mil em vales-compras
A Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (Acip) lançou oficialmente sua tradicional Campanha de Natal, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio local e premiar os consumidores. Com início no dia 18 de novembro, a promoção contará Leia Mais
Chuva antecipa previsão e fim de semana registra bons volumes em Palmeira
Pela manhã os ouvintes da Ipiranga FM enviaram as precipitações acumuladas no fim de semana, e houve muita variação nos valores dos acumulados. Embora as previsões na sexta-feira (1°) não marcassem muita chuva, ela veio bem irregular no município. Leia Mais