Franciele de Camargo do Colégio de Pinheiral de Baixo vai para o Canadá através do 'Ganhando o Mundo'

Franciele de Camargo do Colégio de Pinheiral de Baixo vai para o Canadá através do 'Ganhando o Mundo'

Publicado em: 21 set, 2023 às 14:37

Franciele de Camargo, uma estudante de 15 anos do Colégio Estadual do Campo de Pinheiral de Baixo,  foi uma das felizardas a conquistar um intercâmbio gratuito para o Canadá por meio do programa “Ganhando o Mundo”, oferecido pelo governo do estado.

O programa “Ganhando o Mundo” oferece aos estudantes a chance de vivenciar uma experiência internacional de estudo sem nenhum custo. Isso inclui a cobertura de despesas essenciais como alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, seguro de viagem e de saúde, exames médicos, vacinas, mensalidade escolar, taxa de matrícula uniforme, material didático e até a tradução juramentada da documentação escolar. Além disso, os selecionados recebem um auxílio financeiro mensal de 800 reais.

Segundo a estudante, para se qualificar para o programa, os candidatos devem atender a critérios rigorosos, incluindo a conclusão do sexto ao nono ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública, com médias igual ou superior a 7 e frequência igual ou superior a 85%. Franciele se destacou por cumprir esses requisitos, diferenciando-se da maioria dos candidatos.

Com mais de 16.000 inscritos, apenas 1.000 estudantes tiveram a oportunidade de escolher entre cinco países para o intercâmbio: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália. Quando Franciele recebeu a notícia de que havia sido selecionada, foi motivo de celebração em sua família, na escola e entre seus amigos e professores. “Até o dia 21 de setembro, eu não tive notícias de qual cidade eu irei no Canadá, mas eu tenho certeza que essa é a melhor oportunidade da minha vida”, disse Franciele.

O programa “Ganhando o Mundo” continua a abrir portas para jovens talentosos como Franciele, mostrando que, com esforço e oportunidades, é possível conquistar o mundo a partir de uma pequena cidade no interior do Brasil.

Texto: Andrea Borges

Foto enviada pela entrevistada