Força Verde investiga morte de peixes no Rio Iguaçu

Força Verde investiga morte de peixes no Rio Iguaçu

Publicado em: 10 ago, 2024 às 10:31

Neste sábado 10 de agosto, a Polícia Militar do Paraná comemora 170 anos de sua fundação, reafirmando seu compromisso com a segurança dos paranaenses.

Neste dia de celebração, o Subtenente Celso Tzeciuk, da Força Verde, falou a nossa reportagem sobre a atuação da polícia em uma investigação no Rio Iguaçu, que visa identificar as causas da morte de peixes na região. Segundo o Subtenente Tzeciuk, a equipe de policiais ambientais tem trabalhado desde as primeiras horas do dia para localizar a fonte de poluição que estaria causando danos ao ecossistema local. “Estamos desde a madrugada buscando preservar nosso meio ambiente, tentando localizar a fonte poluidora ou qualquer outro tipo de fator que possa estar ocasionando a morte dos peixes,” afirmou.

A investigação foi iniciada após diversas denúncias feitas por frequentadores do Rio Iguaçu, preocupados com o impacto ambiental na área. A Polícia Ambiental, parte integrante da Polícia Militar do Paraná, tem se empenhado em identificar e conter o foco de poluição para minimizar os danos ao meio ambiente. “O nosso trabalho é garantir que o meio ambiente seja preservado. Mais uma vez, a Polícia Ambiental está agindo para proteger o patrimônio natural do Paraná,” destacou o Subtenente.

Origem da data

A Polícia Militar do Paraná foi criada como uma unidade de Caçadores, pela Lei provincial nº 7, de 10 de agosto de 1854, denominada Companhia de Força Policial. Atualmente, tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Paraná. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros.

Começou em 1854 como Companhia de Força Policial da Província do Paraná, em 1874 passou a ser chamada de Corpo Policial da Província do Paraná, em 1891, Corpo Militar de Polícia do Estado do Paraná e em 1892, Regimento de Segurança do Estado do Paraná. No século 20, em 1917, foi nominada Força Militar do Estado do Paraná, em 1932 passou a ser Força Pública do Estado do Paraná, em 1939, Força Policial do Estado do Paraná até que em 1946 recebeu seu nome que perdura até hoje, Polícia Militar do Estado do Paraná.

Texto: Da redação com informações da Assembleia Legislativa do Paraná
Foto enviada pelo Subtenente Celso Tzeciuk