Flexibilização das medidas para eventos: Comerciantes de Palmeira falam sobre aumento do movimento
Em 29 de outubro, o Paraná liberou eventos em espaços abertos com até 15 mil pessoas, com ocupação podendo chegar a 80% do limite máximo de público nos locais. Em ambientes fechados, a lotação deve respeitar 70% da capacidade máxima dos locais. A flexibilização das medidas de contenção a Covid-19, veio em virtude do avanço da vacinação no Estado.
Para Fabio José Bedim Vardenski, proprietário do Garbô, a flexibilização das medidas tem sido positiva. “A liberação do horário nos deu uma tranquilidade maior para podermos trabalhar, com isso o pessoal sai com mais tranquilidade e permanece por mais tempo principalmente em nosso ramo noturno”, comentou.
Segundo ele a tendência é melhorar cada vez mais devido a vacinação. “A grande maioria já está vacinada, e mais confiante para sair e conviver como era antes da pandemia. Precisamos continuar nos cuidando mais precisamos viver e colocar nossas atividades em ordem, porque muitos não aguentaram essa pandemia e acabaram fechando, principalmente o pessoal que trabalha em horário noturno, esses foram os mais prejudicados”, explicou.
Veridiana Levandoski, proprietária do Bistrô, também afirmou que o movimento vem melhorando que as pessoas estão mais animadas e que as expectativas para os próximos meses são as melhores possíveis.
Orientações da Vigilância Sanitária
Segundo Simone Aparecida de Chaves da Vigilância em Saúde, em Palmeira, de acordo com o último decreto municipal, em relação a eventos, o Município tem seguido a norma estadual. “Os eventos que extrapolem o número de 500 participantes devem ser previamente autorizados pelo setor de Vigilância Sanitária municipal. O organizador do evento deverá comparecer com antecedência na VISA (Rua XV de novembro, 570 – Centro) para solicitar autorização”, disse.
Simone explica que casos que excedam o limite visível de lotação devem ser denunciados. “O decreto municipal vigente mantém as multas em decorrência do descumprimento das normas e protocolos de biossegurança. A VISA municipal ou a Polícia Militar devem ser acionadas em caso de descumprimento”, explicou.
Ela orienta sobre o uso de máscara. “Nos eventos sem consumo de alimentos todos os participantes devem fazer uso de máscara em tempo integral, nos eventos onde haja consumo de alimentos os participantes devem realizar o consumo sentados”, finalizou.
Os protocolos comuns a todos devem ser mantidos, uso de máscara, álcool em gel 70%, distanciamento mínimo de 1 metro, ventilação do local, os organizadores dos eventos precisam exigir o comprovante de vacinação ou um teste negativo para Covid-19 dos participantes com máximo de 48 horas de antecedência. Nos eventos com mais de 500 participantes os organizadores devem possuir autorização da vigilância municipal.
Da redação
Foto: Pixabay
Notícias Relacionadas
Campanha de Natal da Acip sorteará R$ 22 mil em vales-compras
A Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (Acip) lançou oficialmente sua tradicional Campanha de Natal, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio local e premiar os consumidores. Com início no dia 18 de novembro, a promoção contará Leia Mais
Chuva antecipa previsão e fim de semana registra bons volumes em Palmeira
Pela manhã os ouvintes da Ipiranga FM enviaram as precipitações acumuladas no fim de semana, e houve muita variação nos valores dos acumulados. Embora as previsões na sexta-feira (1°) não marcassem muita chuva, ela veio bem irregular no município. Leia Mais