Fisioterapeuta fala sobre "Fevereiro Roxo" e faz alerta para diagnóstico e tratamento precoce

Fisioterapeuta fala sobre

Publicado em: 22 fev, 2023 às 9:22

A cor roxa foi escolhida no mês de fevereiro para a conscientização do Mal de Alzheimer. Além do Alzheimer, a campanha Fevereiro Roxo também vem para conscientizar as pessoas sobre lúpus e fibromialgia, que são doenças diferentes, mas que apresentam dois pontos em comum: são doenças crônicas e incuráveis.

A Fisioterapeuta, Drª Jéssica Casaril Czelusniak comenta sobre a importância do diagnóstico na fase inicial, priorizando a qualidade de vida do paciente. “Essas doenças quando descobertas cedo e dado início precocemente, elas tendem a evoluir de forma mais lenta, elas têm um prognóstico melhor. É difícil falar em sintomas iniciais sobre essas doenças, mas é sempre importante observar alguma perda de memória recorrente, cansaço excessivo, dores nas articulações, dores em grande parte do corpo por mais de 3 meses, algo diferente que possa aparecer, às vezes, após algum período de trauma, um período de estresse excessivo, se você observou algo diferente tanto em você quanto alguém do seu convívio procure auxílio médico“, disse Jéssica.

A Drª destacou também que essas doenças não tem cura, mas existem fatores que contribuem para um bom convívio com a doença, como um tratamento adequado, hábitos de vida saudáveis, cuidado com a mente e o corpo.

 

 

Texto: Da redação

Foto: Governo Federal