Fiscalização junto ao comércio local busca afastar ambulantes vindos de outras regiões

Com objetivo de inibir a presença de ambulantes e realizar proteção junto ao comércio local, a Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria Municipal de Finanças, reposicionou a atuação de sua equipe de fiscais. Com o novo modo de operar, os fiscais devem ter maior presença e frequência nos locais e horários de maior concentração de público no comércio.
A Lei 2274/2003, que dispõe sobre o Código de Posturas do Município, dá embasamento para a atuação da fiscalização, definindo tratativas para os casos de licenças de funcionamento, bem como, os autos de infração. Na mesma lei, o artigo 147 define que para qualquer concessão é necessário ter o número de inscrição no cadastro municipal, redação dada pela Lei nº 4342/2017. Desta forma fica proibida a comercialização por ambulantes externos sem a devida documentação.
A atuação dos fiscais acontece de segunda a sexta-feira, com revezamento de atividades, sendo um período do dia direcionado para fiscalização e outro período dedicado às visitas aos estabelecimentos para acompanhamentos dos alvarás de funcionamento. Nesta situação, em caso de alguma pendência ou necessidade de adequação, a equipe efetua as orientações necessárias para solução.
A fiscal tributário Sinthia da Silva de Souza relata que já é perceptível a redução dos ambulantes. “Já percebemos que a presença de ambulantes externos é menor, mas precisamos continuar o monitoramento dia após dia como proteção e apoio aos comerciantes locais”, destaca.
No caso dos alvarás, a atuação da equipe é como apoio aos empresários na solução de alguma pendência. Na maioria dos casos, o empresário é orientado a buscar suporte junto a Sala do Empreendedor, a qual efetua os devidos direcionamentos para solução.
O secretário Municipal de Finanças, Eloir José Voichicoski, relata que estão sendo realizadas visitas formais em 100% dos pontos comerciais do município. A primeira visita tem o objetivo de apoio aos empreendedores, sendo um processo contínuo. “Das visitas da equipe, estão surgindo demandas e, na maioria dos casos, conseguimos resolver com a equipe interna da Secretaria de Finanças, através da Sala do Empreendedor. O nosso papel é gerar o primeiro suporte quando houver a necessidade e interesse em resolver uma pendência”, comenta.
Foto: Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Meio século de história: Palmeira celebra 50 anos da instalação do DRAM-5
Há exatos 50 anos, instalava-se em Palmeira, na antiga Fazenda Baronesa, o Depósito Regional de Armamentos e Munições, da 5ª Região Militar e 5º Divisão do Exército, denominado Depósito Regional de Armamentos e Munições, DRAM-5. O anexo a Ordem Leia Mais
Secretaria Municipal de Saúde confirma 26 casos de dengue em Palmeira
De acordo com o boletim divulgado na quarta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Saúde, Palmeira registra 26 casos confirmados de dengue, um aumento significativo em relação aos 18 casos registrados na semana passada. Ao todo, foram feitas 173 notificações, Leia Mais
Mãe do Padre Albino Dziadzio falece aos 98 anos
Faleceu na tarde de ontem (23), no hospital Santa Casa de Palmeira, a senhora Maria Dziadzio, mãe do Padre Albino Dziadzio. Ela tinha 98 anos de idade e era muito querida pela comunidade local. Dona Maria era viúva de Estephano Dziadzio (in memoriam) e deixa um legado de fé, Leia Mais