Finalizado Vazio Sanitário, agricultores já podem iniciar plantio da soja
O período de vazio sanitário para a soja neste ano de 2022 finalizou no último dia 10 de setembro em 21 estados entre eles o Paraná. De acordo com a Embrapa, o vazio sanitário, de acordo com a Portaria nº 306, é o período definido e contínuo em que não se pode manter plantas vivas de soja em uma determinada área.
Esse período deve ser de, pelo menos, 90 dias sem a cultura e sem plantas voluntárias no campo. O objetivo é reduzir a população do fungo no ambiente na entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra. O Engenheiro Agrônomo Andrei Delisnki Pacievitch destacou a obrigatoriedade da eliminação de plantas da oleaginosa. “Período que compreendeu 90 dias livre de plantas de soja desde 10 de junho até agora 10 de setembro, o agricultor palmeirense e de todo o estado do Paraná era obrigado a manter a sua lavoura livre de plantas vivas de soja, plantas tanto de lavoura quanto de resteva. Todos as entidades, todos os órgãos, têm uma competência local para fazer esse controle, normalmente têm um controle mecânico das plantas de soja e o agricultor acaba lançando mão do seu controle químico que é possível ser feito dentro das propriedades também, além de todo o manejo cultural para a supressão e eliminação dessas plantas vivas de soja, reduzindo não só a incidência, principalmente da ferrugem asiática da soja, mas também de demais doenças que acometem a cultura e outras pragas também”, explicou.
Ao final do período, está permitida o plantio da nova safra, porém o profissional explica que a janela de plantio em nossa região começa um pouco mais tarde. “O plantio de soja já está autorizado no estado do Paraná de acordo com a Adapar e também em nossa região. Normalmente aguardamos um pouquinho mais por que as condições climáticas para o plantio da soja são mais favoráveis a partir de outubro. Porém, os agricultores que fazem o plantio da soja safrinha tentando aproveitar a área para o plantio de uma segunda safra, normalmente um feijão safrinha, acabam também fazendo o plantio mais antecipado da soja, por mais que as condições climáticas não sejam as melhores, as mais adequadas, tanto de clima quanto também de fotoperíodo para esta época do ano. Mas já em todo o estado do Paraná está autorizado o plantio da soja. Desejamos que os agricultores façam um bom manejo nas suas áreas, que tenham uma boa produtividade e uma excelente safra para todos nós”, disse.
Texto: Andrea Borges e Rinaldo Agottani
Foto: Rinaldo Agottani/Arquivo Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Cafpal recebe R$ 429 mil para construção de sede própria em Palmeira
A Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal) recebeu recentemente um repasse de R$ 429 mil da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) para a construção de sua sede própria. O valor foi aprovado por meio de Leia Mais
Agricultor Roberto Gurski fala sobre a repercussão da matéria no Globo Rural
Após a exibição de uma reportagem especial no programa Globo Rural sobre atividades desenvolvidas em uma propriedade familiar de Palmeira, o agricultor Roberto Gurski, conhecido como “Beto do Feijão”, compartilhou a repercussão positiva que a matéria trouxe para seu Leia Mais