Fim da Piracema: A partir de hoje (1º), a pesca amadora está liberada em todo o Paraná

Fim da Piracema: A partir de hoje (1º), a pesca amadora está liberada em todo o Paraná

Publicado em: 1 mar, 2023 às 10:41

Finalizou ontem (28) o período da Piracema e a partir de hoje (1º), a pesca amadora está liberada em todo o Paraná. Segundo os dados do Batalhão da Polícia Ambiental Força Verde, a 4ª Companhia que compreende Guarapuava, Lapa, Telêmaco Borba e Ponta Grossa atendeu 31 ocorrências de pesca durante o período. Houve a apreensão de 123,3 quilos de peixes, 22.575 metros de redes e 760 metros de espinheis.

O Subtenente da Força Verde, Celso Tzeciuk, do Posto de Vila Velha comenta que mesmo com o fim da piracema há restrições sobre locais, equipamentos de pescas e tamanhos das espécies que podem ser pescados.

Celso reforçou algumas regras impostas pela instrução normativa número 26 do Ibama, a qual permite ao pescador amador, somente linha da mão, caniço simples, caniço com molinete ou carretilha com iscas naturais ou artificiais na modalidade arremesso.

Arbalete, espingarda de mergulho também são permitidos, porém é vedado o uso de aparelho artificial, de respiração ou iluminação artificial. Os demais apetrechos, como redes, tarrafas, espinheis, covos, bolas loucas, também são proibidas, explicou Tzeciuk. “Temos também alguns locais que a pesca é proibida, por exemplo, lagoas marginais com menos de 200 m a montante ou a jusante de corredeiras e cachoeiras (acima e abaixo da cachoeira) e ou corredora tem que ser respeitado um limite de 200 m, assim como 500 m de afluentes ou confluência de rios, lagos ou lagoas naturais, e 1000 m de represas”, explicou o Subtenente.

Neste período o pescador amador deve respeitar também o limite de tamanho de peixe, a traíra assim como cará e o dourado são proibidos a captura e a comercialização desses peixes, reforçou Celso. “Orientamos também que o peixe deve ser transportado com a cabeça e a cauda para poder ser aferido o tamanho mínimo do peixe. Então pedimos que pescadores que gostam de praticar sua pesca, que verifique a instrução normativa número 26, que tem as orientações completas sobre este período que a pesca está liberada”, destacou Celso Tzeciuk.

Denúncias de pescas irregulares podem ser feitas pelo disque denúncia 181 de forma anônima.

Texto: Da redação

Fotos: Polícia Ambiental