Filho de Palmeira, Fabricio Cieslak, conquista pós-doutorado na Eslováquia

Filho de Palmeira, Fabricio Cieslak, conquista pós-doutorado na Eslováquia

Publicado em: 7 jan, 2025 às 18:21

A comunidade palmeirense celebra com orgulho mais uma conquista de um de seus filhos ilustres. Fabrício Cieslak, professor universitário e pesquisador, foi premiado pelo governo da Eslováquia com uma bolsa para realizar seu pós-doutorado na cidade de Bratislava. A conquista de Fabrício não é apenas um reflexo de sua dedicação acadêmica, mas também uma inspiração para todos que acreditam no poder do conhecimento como ferramenta de progresso.

Uma jornada de dedicação e superação
Emocionado, Fabrício compartilhou sua gratidão pela oportunidade: “Muito gratificante compartilhar com vocês o prêmio no qual fui contemplado pelo governo da Eslováquia, com a possibilidade de realizar meu pós-doutorado na cidade de Bratislava, nesse mesmo país. Obviamente que essa vitória também veio em conjunto às conquistas do meu filho, Enrico Malucelli Cieslak, que venceu suas competições no mês passado, dentro do âmbito esportivo”, destacou.
Ele enfatiza que essa vitória é fruto de anos de dedicação, começando desde seus primeiros passos no ensino. “A construção do meu conhecimento começou lá desde o prézinho da professora Sônia Regina Delfrate, e depois tivemos aí a minha participação no Colégio Sagrada Família, na qual exatamente nesse ano completam-se 25 anos, que eu me formei na primeira turma de Terceirão do Colégio Sagrado Família”, relembra.
Fabrício também agradece o apoio fundamental de sua família em sua jornada. “Eu tive o incentivo dos meus pais, Celso Jonas Cieslak e Neusa Krzywy Cieslak, que foram fundamentais também no apoio para que eu escolhesse a profissão de Educação Física. E, lamentavelmente, como a maioria da comunidade sabe, logo após a minha aprovação no vestibular, a minha mãe, infelizmente, deixou esse plano.”
A trajetória acadêmica de Fabrício seguiu com a conclusão do mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde aprofundou suas pesquisas sobre doenças crônicas e os impactos da prescrição de exercícios físicos. “Eu passei a estudar distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, que afetaram meu pai. Isso, infelizmente, fortaleceu o meu interesse pela pesquisa”, revela.

Pós-doutorado com impacto global
O foco de sua pesquisa no pós-doutorado é a criação de modelos de treinamento para pacientes com comprometimento cognitivo leve, com o objetivo de retardar o avanço da demência. “São pacientes afetados ao longo do tempo, na memória e no pensamento. À medida que essas dificuldades aumentam, eles acabam desenvolvendo demência. A ideia do programa de exercícios, que será um treinamento combinado com exercícios aeróbios e resistidos, é melhorar tanto as condições metabólicas quanto as cognitivas”, explica.
Fabrício detalha que o estudo envolverá cinco anos de pesquisa, com a incorporação de tecnologia de ponta, como inteligência artificial e gamificação. “A utilização de técnicas de gamificação visa incentivar a prática de exercícios físicos, mantendo os pacientes motivados”, afirma. Além disso, ele destaca que esse modelo de pesquisa não só trará benefícios para os pacientes, mas também elevará o nome de Palmeira no cenário internacional.

Raízes e legado familiar
Apesar de suas conquistas acadêmicas e profissionais, Fabrício nunca esquece suas raízes. Ele relembra com carinho a história de seu avô, Wenceslau Cieslak, que trouxe a primeira furadeira elétrica para Palmeira, diretamente da antiga Tchecoslováquia. “Os recursos humanos da família Cieslak irão até a Eslováquia. Esse trabalho vem desde o início da minha infância, com o interesse por estudar cada vez mais”, conta Fabrício, estabelecendo um elo entre o passado e o presente, agora com ele levando o nome da cidade para o exterior.
Por fim, Fabrício reflete sobre a importância da educação e do conhecimento. “Sempre dizemos que um professor é um eterno pesquisador. A gente deve valorizar os recursos humanos que temos em nossa cidade e nunca parar de buscar o conhecimento. Esse processo deve ser contínuo.”
A trajetória de Fabrício Cieslak é um exemplo de dedicação, superação e amor pela sua cidade. Que sua história inspire todos os palmeirenses a perseguirem seus sonhos e levar o nome de Palmeira cada vez mais longe.

Ouça a reportagem abaixo:

Foto e reportagem: Elder Scolimoski