Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo acontece neste domingo (28) em Rincão do Cocho

Neste domingo (28), Rincão do Cocho celebra Festa em Louvor ao Padroeiro Divino Espírito Santo. A programação da festa inicia com alvorada festiva às 6 horas, Santa Missa às 10 horas, e segue com o almoço que terá venda de: filé, alcatra, carneiro e porções. Haverá grande bingo, leilão e brincadeiras para as crianças.
Cerca 150 famílias frequentam a igreja católica de Rincão do Cocho. De acordo com os membros da comunidade, Adriano Vantroba e Maria Emelise Bassani, a história da escolha do Padroeiro começa a senhora Maria Percelina Franco, que morava em Correias e se casou com o senhor José Ferreira da Cruz.
Após o casamento, o casal passou a morar na comunidade do Rincão do Cocho, por volta do ano de 1860, nesta época, Maria e José Ferreira, ganharam uma imagem do Divino Espírito Santo da mãe de Maria, ela havia pedido para que eles levassem aonde fossem, e lá colocassem a devoção ao Divino Espírito Santo. “Então foi o que eles fizeram, se mudaram para o Rincão do Cocho, tiveram a família e começaram ali a devoção ao Divino Espírito Santo. Alguns anos depois, por volta de 1930, um dos filhos da dona Maria, o Antônio José Ferreira, se uniu com mais pessoas e construíram uma pequena Capela devota ao Divino Espírito Santo, onde era a antiga escolinha que a gente tinha lá, que a gente chamava de ‘escolinha da dona Nadir’”,contaram.
Em uma certa época, Paulo Franco, irmão de Maria Percelina, decidiu assumir o papel de responsável pelas celebrações, pois a capela era pequena e o padre da época já não ia até a comunidade celebrar, a partir daí, também começaram as festas da comunidade. “Nessa época ele transferiu à capela para dentro da sua casa, onde a pouco tempo residia o senhor João Miara. A antiga Capela tornou-se a escolinha levando o nome de José Ferreira da Cruz que foi quem deu início a esta Capela. A igreja atual da comunidade foi construida cerca de 30 anos depois da primeira Capela, e hoje tem aproximadamente 40 anos de atividades na comunidade”, explicaram
Texto: Da redação
Foto: Fernanda Vantroba
Notícias Relacionadas
'Normas do Matrimônio' abre nova turma para maio 2025
Se você trabalha com eventos e atua em cerimônias de casamento da Igreja Católica, a Arquidiocese de Curitiba está com inscrições abertas para o curso “Normas do Matrimônio”. O curso é voltado para cerimonialistas, músicos, floristas, decoradores, fotógrafos e cinegrafistas e aborda as normas da Igreja para todos os Leia Mais