Feriado de 21 de abril presta homenagem a importante líder da luta pela independência do Brasil

Feriado de 21 de abril presta homenagem a importante líder da luta pela independência do Brasil

Publicado em: 20 abr, 2023 às 18:56

O dia 21 de abril é um feriado nacional que trata de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado e esquartejado, no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, na cidade do Rio de Janeiro, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira – um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.
Joaquim José da Silva Xavier, recebeu a denominação de Tiradentes devido à prática de extração dentária que era feita por ele na época.  
A Professora de História, Lorenna Rochinski, explica que Tiradentes é considerado um herói nacional devido à sua atuação na inconfidência mineira. Ele se envolveu com os movimentos libertários da época do período colonial que foram inspirados por movimentos ideológicos do período (…). “Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro, onde ele estava buscando novos adeptos aos seus movimentos e as suas ideias de emancipação, foi enforcado e esquartejado e o que mais chama atenção dos historiadores e também das pessoas que se deparam com a história desse feriado nacional, é que os seus membros foram expostos em pontos estratégicos da cidade de Ouro Preto, após ele ser esquartejado, isso foi feito como uma tentativa do reino mostrar que não se deveria fazer movimentos separatistas no período e que isso aconteceria com os demais”, explicou.

Lorenna relembra que foi após a Proclamação da República que o feriado de Tiradentes foi instituído devidamente como se conhece hoje. “Isso aconteceu por volta dos anos de 1890, durante alguns anos tivemos a interrupção desse feriado e ele voltou oficialmente como um feriado nacional em 2002. A figura de Tiradentes foi instituída como um herói nacional por conta da sua ação em defesa da República Brasileira e a Liberdade em relação a Portugal. Esse tantos outros participantes desses movimentos e revoltas separatistas e emancipatórias do período contribuíram historicamente para instalação da República no nosso país”, comentou a professora. 

Texto: Da redação com informações de UOL Educação

Foto: Canva