Faxinal dos Quartins celebra festa em Louvor a Santa Catarina e Jesus Misericordioso neste domingo (31)

Faxinal dos Quartins celebra festa em Louvor a Santa Catarina e Jesus Misericordioso neste domingo (31)

Publicado em: 30 jul, 2022 às 10:21

A comunidade de Faxinal dos Quartins celebra Festa em Louvor a Santa Catarina e Jesus Misericordioso neste domingo (31). A programação começa com alvorada festiva às 6 horas, Santa Missa às 10 horas e segue com almoço que contará com filé, alcatra, leitão, frango, arroz, farofa e saladas. Haverá grande bingo e leilão.
Segundo texto da historiadora Vera Mayer publicado na edição 203 do Jornal Ipiranga de agosto de 2019, a história da comunidade começa quando dois jovens, Joaquim Antonio Manoel Quartin, com 27 anos, e Raimundo José Machado, com 29 anos, chegam à região, oriundos de Portugal, no final dos anos de mil e oitocentos. Vieram com o intuito de explorar a erva-mate e fomentar o cultivo de outras lavouras como milho e feijão, além da criação de gado. Ali formaram também numerosa família, Joaquim teve 10 filhos e Raimundo 14. “Com a chegada de outras pessoas como Joaquim Santos, Alípio Martins de Oliveira, Manoel Samuel de Paula, Clemente Guimarães, Alexandre Pires, entre outros, o então “Faxinal” foi ficando movimentado. Com o uso de apenas carros de bois e cangalhas fizeram a comunidade prosperar. No início dos anos novecentos, o Faxinal já agregava cerca de 323 famílias, todas católicas, que foram logo providenciando um lugar para rezar e um espaço para os filhos estudarem. Assim, construíram uma pequena igreja de madeira e uma escola em terreno doado pelo casal Nelson Martins de Oliveira e Helena de Oliveira”, aponta o texto.

Padroeira da Comunidade e a devoção a Jesus Misericordioso
Vera descreveu ainda que contava o Senhor Getúlio Machado, que a senhora Catarina Machado Santos, esposa do senhor Joaquim Santos, estava muito doente, e ela e a família fizeram uma promessa pedindo melhoras à Santa Catarina de Alexandria. “Com a graça alcançada, doaram uma imagem para ser deixada na igreja. E Santa Catarina se tornou a padroeira da comunidade, cuja festa acontece sempre no mês julho. No ano de 2006 foi difundida na comunidade a devoção a Jesus Misericordioso, sendo rezado o Terço à Divina Misericórdia no terceiro domingo de cada mês. A Festa da Misericórdia é um dos elementos mais importantes da devoção à Divina Misericórdia presentes nas revelações de Nossa Senhora a Santa Faustina. Uma das primeiras revelações de Jesus à Santa Faustina diz respeito à Festa da Misericórdia, que deveria ser celebrada n o2º Domingo da Páscoa, e assim a comunidade também celebra essa devoção, da qual o Sr. Albino Krupa é o grande motivador”, aponta o documento.
De acordo com Vera, o nome “Faxinal” significa campos abertos de matos curtos, sendo uma quantidade de terra que não era habitada e ainda sem proprietário, que foi conquistada por desbravadores. “Cada um desses desbravadores ficava com um pedaço dessa terra, mas não dividiam as propriedades com cercas e todos criavam seus animais soltos nas terras um dos outros, identificados pelas marcas de cada um. Portanto os faxinais foram uma forma de organização camponesa muito presente em nossa região, tanto é que temos várias localidades assim denominadas seguidas do sobrenome dos primeiros habitantes desses locais. Como o nome de família de um dos primeiros moradores era “Quartin” ficou denominada a localidade de ‘Faxinal dos Quartins’“, explica Vera.

Texto com informações de Vera Mayer
Foto: Joselia Vardenski Kruppa