Farmacêutica comenta as principais medidas para evitar doenças respiratórias no inverno

Farmacêutica comenta as principais medidas para evitar doenças respiratórias no inverno

Publicado em: 12 maio, 2022 às 7:14

Com a proximidade do inverno, temperaturas baixando, as pessoas procuram ambientes mais fechados, às vezes por conta do frio, acabam não brindo, ventilando a casa, os ambientes, com isso, a propagação de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, além da covid-19, podem se intensificar.
Como a vacinação contra a gripe inicia em abril, tende-se a uma menor incidência de casos, mas ainda não é o suficiente para dizer que doenças respiratórias estão sob controle.
Segundo Márcia Rausch Scolimoski, as principais medidas para evitar que doenças como essas se espalhem são: lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou sabonete, ou então higienizar com álcool gel 70%. “Manter ambientes ventilados, arejados, principalmente em dias ensolarados, evitar compartilhar objetos ou utensílios de uso pessoal, não usar de outras pessoas e não emprestar para outras pessoas toalhas, pratos, copos, talheres. É bem comum a gente ver pessoas em festas oferecendo bebida para os amigos que acabam bebendo do mesmo copo, isso não é indicado, procure usar em locais públicos toalhas de papel descartáveis para limpeza do rosto e das mãos”, disse a farmacêutica.
Devemos utilizar lenço descartável ou papel higiênico para limpar o nariz ou ao tossir e descartar esse papel no lixo comum, nunca no reciclável. “Na impossibilidade, de usar papel para tossir, para espirrar, procure fazer isso aproximando a boca ou nariz no antebraço para evitar o aerossol, o aerossol, nada mais é do que partículas de saliva que a gente elimina longe ao espirrar, tossir ou falar, com isso, diminui-se muito a transmissão dos vírus que causam doenças respiratórias, procura evitar aglomerações nessa época, e um ponto que eu quero destacar é a importância de pessoas que estejam resfriadas ou gripadas, que usem a máscara para evitar contaminar outras pessoas, hoje usar máscara, não é mais motivo de estranheza para ninguém, seria uma ótima forma de proteger os outros dos vírus que a gente pode estar eliminando quando estamos resfriados ou gripados”, explicou Márcia.
De qualquer forma, se você está tossindo, espirrando com secreção no nariz, use máscara nesse período vai ser também uma ótima maneira de cuidar dos outros e da sua família também e, se possível, evite sair de casa durante o período em que estiver com os sintomas. “O problema do vírus da gripe o vírus influenza, é que ele tem um alto grau de transmissão, isso faz com que, de tempos em tempos, aconteçam epidemias sazonais. Engana-se quem pensa que gripe só comete nossa região sul por conta das baixas tempera , a gente tem casos de gripes em todas as regiões do Brasil. A diferença é que nos meses frios nós costumamos ficar mais fechados, mais próximos e isso ajuda ao vírus a passar mais facilmente de uma pessoa para outra”, comentou.
Quanto a vacina contra a gripe, a cada ano ela é renovada por conta das pequenas mutações que o vírus da gripe sofre. “Portanto, todos os anos, é necessário tomar a dose da vacina antigripal. Isso é controlado por um sistema de vigilância nacional que monitora quais tipos de vírus estão circulando em determinado período, a vacina é, portanto, uma outra forma, segura de se prevenir, doenças respiratórias, como gripes e o seu agravamento, que seria pneumonia quando você se vacina e toma medidas para não ser transmissor do vírus da gripe, você colabora com a saúde de grupos que são mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e pressão alta e pessoas com a imunidade comprometida”, finalizou. 

Texto: Andrea Borges
Foto: Saúde em dia Shutterstock