Faleceu aos 97 anos o DR. Jorge Amim Bacila
Faleceu nesta segunda-feira (16), em Curitiba, o Doutor Jorge Amim Bacila, aos 97 anos de idade. O médico palmeirense que por cerca de 30 anos prestou inestimável atendimento de saúde pública, clínica geral, cirúrgica e obstétrica, aos munícipes de Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo. Foram mais de 11 mil crianças que nasceram na Santa Casa de Palmeira, pelas mãos deste profissional.
Filho de Amim e Victória Bacila, Dr. Jorge nasceu em 1º de dezembro de 1920. Aos 4 anos de idade, foi vítima da epidemia de varíola, o que resultou em perda auditiva total. Iniciou seus estudos no Colégio Imaculada Conceição e posteriormente no Jesuíno Marcondes. Depois foi aluno interno do Colégio Liceu Rio Branco, em Curitiba.
Em decorrência da deficiência auditiva, transpôs os ciclos escolares com extrema dificuldade, tendo recebido, em todo o ensino básico e médio, valiosa atenção complementar por parte da professora Maria Nicolas que lecionava na comunidade do Lago, até o seu ingresso no curso superior.
No ano de 1941, iniciou o curso de medicina na Universidade Federal do Paraná. Em 1945, transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro, formando-se dois anos depois, pela Faculdade Fluminense de Medicina.
Em Palmeira, o DR. Jorge Amim Bacila trabalhou entre 1946 até 1976, quando transferiu-se para a cidade de Curitiba, onde exerceu a profissão até o ano de 2010, aos 90 anos de idade. Ao todo, foram 63 anos de muita dedicação, contando com a leitura labial.
Homenagem
No dia 17 de maio deste ano, o hospital Santa Casa prestou uma homenagem ao médico palmeirense, denominando a Ala da Maternidade DR. Jorge Amin Bacila. Devido aos problemas de saúde, o homenageado não pode comparecer ao ato, mas foi representado pelos filhos e familiares. Além desta ala no hospital, recebem o nome “Jorge Amin Bacila” a Associação de Pais e Amigos da Educação Especial e Reabilitação e uma Unidade de Saúde da Família, ambas no município de Palmeira.
Velório e sepultamento
O velório do DR. Jorge Amim Bacila está sendo realizado na Central de Luto Nossa Senhora do Carmo, em Palmeira. O sepultamento acontecerá nesta terça-feira (17), às 16h30 no cemitério Municipal de Palmeira.
Notícias Relacionadas
Altamir Sanson destaca avanços em parceria com Sanepar e Via Araucária
O prefeito de Palmeira, Altamir Sanson, esteve em Curitiba nesta quarta-feira (15), acompanhando o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) em reuniões estratégicas com a Sanepar e a concessionária Via Araucária. Os encontros, que contaram com a presença de representantes Leia Mais
Expo Palmeira confirmada para 07 de abril: Ratinho anuncia presença
Faltando menos de três meses para o aniversário de Palmeira, o prefeito Altamir Sanson confirmou que a tradicional Expo Palmeira será realizada no dia 07 de abril deste ano. Como a data cairá em uma segunda-feira, a festa deverá Leia Mais