Estratégias de Saúde retornam atendimento com grupos de Gestantes, saiba como participar

Estratégias de Saúde retornam atendimento com grupos de Gestantes, saiba como participar

Publicado em: 15 fev, 2022 às 10:58

Diversos serviços de saúde estão retornando as estratégias de saúde do município, entre eles, os grupos de gestantes.
A Diretora em Gestão de Saúde Rosana Hipólito do Nascimento fala sobre a importância deste trabalho realizado nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e destaca algumas atividades desenvolvidas com as mamães. “O foco desses grupos é orientar as gestantes sobre a importância de fazer  a consulta de pré natal todo mês. São feitas palestras para gestantes com filmes sobre a gestação, as enfermeiras das unidades  fazem orientações sobre banho do bebê, cuidado do cordão umbilical, puerpério, pós parto, cuidado com infecções, cuidado com a sua higiene íntima, elas orientam também sobre os mitos que existem de culturas antigas que na verdade não funcionam e acabam prejudicando a mãe e o bebê”, disse.
As gestantes que participam do grupo ganham no final da gestação um kit completo para o bebê recém-nascido. “Nesse kit vem banheira, roupinha para bebê, cobertor, termômetro, banheira, então vem várias coisas e nesse grupo também é servido um lanche para gestantes, ele é muito bom para informações, porque a maioria delas não vou dizer todas, mas principalmente as que moram nas periferias. Às vezes elas não têm muito conhecimento e nós também orientamos sobre a parte de alimentação saudável, pré natal, planejamento familiar após o nascimento do bebê”, explicou.
Segundo Rosana, logo nos primeiros dias de vida do bebê uma enfermeira da unidade vai até a casa da mãe para fazer uma visita domiciliar. “Nos primeiros 10 dias é falado sobre a importância de fazer a vacina BCG, pois ela protege contra a tuberculose, hanseníase, é explicado também sobre a importância da vacinação nas crianças tirar esse mito que vacina faz mal. Na policultura, é feita uma consulta mensal com a enfermeira e outro com o médico,  nessa avaliação é visto o desenvolvimento do bebê, se ele necessita de encaminhamento para o pediatra. Então tudo isso é orientado nas reuniões de gestante que tem nas unidades”, finalizou.
Caso ainda não faça parte do grupo, as gestantes podem entrar em contato com a sua Unidade de Saúde de referência para mais informações.

Texto: Andrea Borges, Bruna Camargo e Rinaldo Agottani
Imagem: Unsplash