Estimativa da safra de soja em Palmeira cai, mas melhora no clima pode amenizar prejuízos dos agricultores

Estimativa da safra de soja em Palmeira cai, mas melhora no clima pode amenizar prejuízos dos agricultores

Publicado em: 17 fev, 2022 às 9:36

Uma das culturas mais lucrativas da agricultura recente, a soja deve movimentar a economia local após o período de colheita que em algumas propriedades já foi iniciada.
A Safra de 2021/2022 em Palmeira, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral) teve uma área plantada de 51.500 hectares. A produção inicial de acordo com o Deral estimava colher cerca de 203.425 toneladas do grão. Após a inconsistência nas chuvas, a estimativa atual de produção caiu para 162.740 toneladas, uma queda de 20%.
Esta redução foi ocasionada devido à estiagem durante o ciclo reprodutivo da cultura, sobretudo no mês de dezembro 2021.
O Economista da Seab-Deral, Carlos Roberto Osternack, avalia que essas perdas ainda estão sendo avaliadas, visto que as áreas com variedades mais tardias, ainda mantêm uma boa expectativa de produção, favorecidas pelas chuvas a partir de janeiro de 2022.
Como o percentual colhido até o momento ainda é pequeno, em torno de 10%, é necessário aguardar a colheita avançar, para avaliar o comportamento das áreas a serem colhidas, sobretudo as que ainda estão no estádio de enchimento de grãos.
A nível de Paraná a última avaliação indica uma redução de 40%, o que equivale a mais de 1 milhão e 784 mil toneladas a menos de produção e uma receita bruta perdida superior aos R$14 bilhões.

Texto: Rinaldo Agottani