Especialistas afirmam que falta de radares pode aumentar mortes nas estradas

Reduzir a fiscalização de velocidade nas rodovias brasileiras é uma atitude fatal. A afirmação é de especialistas em segurança viária, que reprovam a promessa feita pelo presidente, Jair Bolsonaro, de aposentar os radares móveis, usados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo Bolsonaro, os equipamentos são usados apenas para captar dinheiro.
David Duarte Lima, Presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, professor da Universidade de Brasília, e ex-diretor do Conselho Nacional de Trânsito, fala do risco de tirar os radares móveis de uso. “A velocidade excessiva tem grandes problemas, primeiro é o aumento do risco de acidentes, o risco aumenta exponencialmente. O segundo problema é que velocidade está diretamente relacionada com a gravidade dos acidentes. Quando se dobra a velocidade, a gente multiplica por 4 a violência da colisão. Por isso que é essencial o controle da velocidade. O que nós estamos fazendo é dando carta branca para aumentarem a possibilidade de acidentes de trânsito”, pontuou Lima.
Segundo dados da PRF, em 10 anos, mais de 83 mil pessoas morreram pelas BR’s. De acordo com a Polícia, o excesso de velocidade é um dos principais motivos dos óbitos.
Foto: Reprodução
Notícias Relacionadas
Mais de 5 milhões podem ter o título de eleitor cancelado
O prazo para que eleitores regularizem os seus títulos vence na próxima segunda-feira (19). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de cinco milhões de pessoas ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e podem ter o documento cancelado após o fim desse prazo. Os dados mostram Leia Mais