ESF da Vila Rosa promove caminhadas visando melhora da saúde dos pacientes atendidos
A caminhada é uma atividade física que pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente da idade e do condicionamento físico e pode trazer diversos benefícios para a saúde. Visando isso, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Rosa, tem buscado essa alternativa para seus pacientes.
A enfermeira Daniele Zaika, comenta sobre a origem do projeto e destaca a importância das ações. “A formação do grupo da nossa caminhada, teve com um incentivo maior a convicção da gente estar participando de uma nova visão de saúde, assim construindo uma nova estratégia para promoção da saúde dos nossos pacientes, então foi possuindo uma visão analítica dos problemas que foi apresentado nessa área, que a gente pode elaborar esse nosso projeto de caminhada“, destacou Daniele.
O Dr. Gabriel Dutra Basseto, participante do grupo, fala sobre os benefícios da caminhada para todos os pacientes. “A atividade física tem diversos benefícios, não somente para alguns pacientes que são hipertensos, diabéticos ou que têm sobrepeso, que precisam melhorar essa questão, mas também ela é muito importante para nossa saúde mental, já que ela melhora diversas questões bioquímicas no nosso cérebro, com liberação de neurotransmissores, liberação de toxinas que nos fazem mal, melhorando assim também a interatividade entre os participantes, uma vez que muitas pessoas ficam em casa sem fazer nada e vem aqui participar com a gente da nossa caminhada, conversam e interagem, passando uma manhã bastante agradável”, comentou Gabriel.
A caminhada da Estratégia da Saúde da Família da Vila Rosa acontece todas as quartas-feiras das 8h às 9 horas.
Texto: Andrea Borges e Rinaldo Agottani
Foto: Facebook Secretaria Municipal de Saúde
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais