Escritor Anderson Novello lança nova coletânea de crônicas: O Violão da Vez e Outras Crônicas

Escritor Anderson Novello lança nova coletânea de crônicas: O Violão da Vez e Outras Crônicas

Publicado em: 1 jul, 2025 às 8:09

O escritor palmeirense Anderson Novello está lançando mais uma obra literária: O Violão da Vez e Outras Crônicas. A coletânea, voltada para jovens, adolescentes e adultos, marca o retorno de Novello ao universo das crônicas, seis anos após o lançamento de Anacrônicas e Quase Inventadas, publicado em 2018 pela editora Cortez.
Durante entrevista à Rádio Ipiranga, Novello compartilhou que o intervalo entre as obras foi marcado por acontecimentos intensos. “Muitas coisas cabem dentro de seis anos. Vivemos uma pandemia, passei por um processo de luto na família e a vida acabou atropelando os planos”, comentou. Apesar das dificuldades, ele conseguiu reunir uma nova leva de textos que agora ganham forma em seu mais recente livro.
Nesse período, o autor se dedicou também à literatura infantil — são 10 títulos voltados ao público infantil, entre os 12 livros que já publicou —, além de ministrar cursos e palestras em escolas de todo o Brasil. “Eu circulo conversando com crianças que leem meus livros. É sempre uma troca muito rica”, relatou.
As ilustrações de O Violão da Vez e Outras Crônicas ficaram por conta do artista curitibano Erick Farpa. “Ele ilustrou 10 crônicas. O trabalho dele envolve recortes e pinturas, e conseguiu captar bem a essência das histórias”, explicou Novello.
Questionado sobre o ponto alto da obra, o escritor destacou a diversidade de temas e o tom bem-humorado das crônicas. “Gosto de pensar que o cronista empresta seus óculos para o leitor enxergar o mundo de outra forma. E fico feliz quando me dizem que se divertem com essa visão”, comentou.
O livro foi publicado pela editora Inteligênios, do interior de São Paulo, e pode ser adquirido pelo site e redes sociais da editora ou diretamente com o autor. Anderson Novello está presente em todas as redes sociais com o nome @anderson_novello.“Se me mandar um alô por lá, a gente envia para todo o Brasil”, finalizou.

Foto: Bruna Camargo/Ipiranga FM