Escola Municipal de Guarauninha recebe biodigestor para geração de gás na cozinha

A Escola Municipal do Campo de Guarauninha recebeu, na última segunda-feira (10), um biodigestor que transforma resíduos orgânicos em gás, proporcionando uma alternativa sustentável para a cozinha da instituição. O projeto é uma parceria com a Itaipu Binacional e tem como objetivo promover educação ambiental e a preservação dos recursos naturais.
O Diretor Municipal de Meio Ambiente, Inácio Budziak, esteve na escola para apresentar o funcionamento do equipamento. “Todos os produtos orgânicos, sobras de alimentos e outros resíduos serão colocados no biodigestor e transformados em gás, que será utilizado na cozinha. Esse processo leva cerca de 15 dias para gerar o gás, que poderá ser aproveitado no fogareiro potente de duas bocas, garantindo uma alternativa em casos de falta de gás tradicional. Além disso, o resíduo restante será reaproveitado na horta da escola”, explicou.
A diretora da escola, Diessica dos Santos, destacou a relevância da iniciativa para a comunidade escolar. “O biodigestor é um recurso muito importante, pois desperta nas crianças um olhar para o conhecimento ambiental. Com ele, os alunos colocam em prática o que aprendem em sala de aula sobre a preservação do meio ambiente e a reutilização de material orgânico”, afirmou.
Foto: Divulgação/Facebook Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Colégio Agrícola de Palmeira e Cedag têm alunos convocados no Programa Ganhando o Mundo 2026
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nesta quarta-feira (2) o Edital nº 61/2025, convocando os 589 primeiros estudantes classificados no processo seletivo do Programa Ganhando o Mundo Leia Mais