Equipe técnica faz estudos para passagem de linha férrea em Palmeira

Equipe técnica faz estudos para passagem de linha férrea em Palmeira

Publicado em: 25 fev, 2021 às 8:53

O Plano Estadual de Logística e Transporte para o Estado do Paraná (PELT 2020) é um trabalho desenvolvido em conjunto pelo CREA-PR, FIEP–PR, Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot – PR) e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Trata-se de um diagnóstico completo da infraestrutura e logística no Paraná nos setores de rodovias, ferrovias, portos e rios navegáveis, aeroportos e regiões metropolitanas, cujo planejamento deve buscar ações imediatas para solucionar as deficiências nos modais de transporte.
Um traçado ferroviário que passará por Palmeira está em estudo. O objetivo da obra é ligar Guarapuava ao Porto de Paranaguá, com 400 quilômetros de extensão. Nesta semana, técnicos estiveram visitando propriedades rurais no município por onde passará a ferrovia. A nova linha oferecerá um traçado alternativo do atual existente, a partir de Curitiba. O investimento pode viabilizar inicialmente o transporte de mais de seis milhões de toneladas e possibilitará fazer novas ligações ferroviárias.

Foto: reprodução de imagem do traçado que passará por localidades do interior de Palmeira.

“Acredito que seja um estudo de impacto ambiental que está sendo feito em Palmeira. Passará por Santa Bárbara, Faxinal Grande, Porto Amazonas indo em direção ao Porto de Paranaguá”, contou o proprietário da área agrícola que recebeu a equipe técnica.

Texto: Elder Scolimoski
Foto: Jaelson Lucas/AEN