Entenda como é eleito o presidente da República

Para conquistar o cargo de presidente da República, a candidata ou o candidato escolhido em convenção partidária e com registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisa obter, pelo menos, a metade mais um dos votos válidos no dia da eleição, ou seja, aqueles recebidos diretamente pelo candidato, não sendo computados os brancos e os nulos digitados nas urnas.
Quando ninguém obtém a metade mais um dos votos válidos no primeiro turno da eleição, é necessário realizar um segundo turno do pleito, a ser disputado apenas pelos dois mais votados no primeiro turno. O segundo turno é uma nova eleição, ou seja, os votos do primeiro turno não são computados nesta segunda etapa. Será eleito para a Presidência da República aquele que receber mais votos válidos no segundo turno.
Foto e informações do Tribunal Superior Eleitoral
Notícias Relacionadas
População já pode participar da construção do PPA 2026–2029 em Palmeira
A Prefeitura de Palmeira informa que já está aberta a participação popular para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. Por meio de um formulário online, a comunidade pode enviar sugestões que irão contribuir diretamente para a definição das Leia Mais