Enfermeira do Município alerta para a prevenção do câncer de colo de útero
O câncer de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no País (atrás do câncer de mama e de colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres. Diante deste cenário, o Ministério da Saúde lançou a campanha Março Lilás com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento do câncer de colo do útero.
A enfermeira do Município Rosana Hipólito do Nascimento explica sobre as principais causas e a importância do exame de prevenção. “As maiores causas são: 90% lesões por HPV, sendo a incidência de para cada dez mulheres, oito HPV e dois são outras causas como a genética. A incidência de mortes deste tipo de câncer é de 27.716 mulheres ao ano, um número muito alto. Por isso é importante realizar o exame pelo menos a cada dois anos e se possível realizar anualmente. Na hora da coleta, o profissional observa todo canal vaginal, colo do útero e toda parte genital e pélvica”, explicou.
A profissional lembrou que na ocasião também é realizado exame de palpação das mamas. ” Se tiver alguma irregularidade nesse exame, a paciente é encaminhada para os exames complementares, caso haja alterações no exame físico. Segundo protocolo de mamografia que nós seguimos, esse exame é solicitado a partir dos 50 anos e também em mulheres com histórico familiar de câncer de mama”, contou a enfermeira.
Rosana reforçou que a prevenção é a principal ferramenta na luta conta doenças. ” É importante que a mulher procure a Unidade de Saúde de sua área de abrangência e agende o exame citopatológico do colo do útero, pois é prevenindo que evitamos complicações. (…) Nós profissionais de saúde pedimos a todas as mulheres que realizem o exame, não deixem para fazer só no mês de outubro, temos o ano inteiro esse exame nas unidades”, alertou a enfermeira.
Texto: Bruna Camargo com informações da Casa Civil
Imagem: Oncológica do Brasil
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais