Enfermeira comenta sobre a importância de tomar todas as vacinas e as campanhas em vigor em Palmeira
De acordo com a OMS, a vacinação, pode evitar até 3 milhões de mortes por ano. As vacinas previnem a propagação de doenças contagiosas, perigosas e muitas vezes fatais. Francielle Tamara Nikkel, Enfermeira e Assessora de Vigilância em Saúde, da secretaria municipal de saúde de Palmeira comenta sobre a importância de completar os calendários vacinais e as campanhas em vigor em Palmeira.
A enfermeira explica que ao se vacinar, cada indivíduo está protegendo também outras pessoas. “A importância principal é que as vacinas elas evitam que as doenças estejam em nosso meio, além de evitar a complicações que podem decorrer dessas doenças, quando a gente evita uma complicação, a gente evita uma hospitalização e a gente consegue assim evitar também as mortes. Além disso, uma população vacinada, ela diminui a circulação dos patógenos na sociedade, então cada indivíduo vacinado, ele acaba protegendo também todas as pessoas”, explicou Francielle.
A partir de segunda-feira dia (13), os postos de saúde de Palmeira estão recebendo a população em geral para vacinar contra a influenza, pessoas com 6 meses ou mais devem receber a vacina.”A vacinação contra influenza ela começou lá em abril, então foi dividida em 2 etapas. E devido à baixa adesão por não ter atingido as metas que o Estado estabelece, acabou abrindo para a população em geral a partir do dia 13, que foi segunda-feira todas as unidades de saúde receberam doses de influenza para vacinar então toda a população em geral a partir dos 6 meses pode procurar as 15 unidades de saúde, pois elas possuem as doses, então cada unidade acaba se programando em dias e horários que fica mais adequado a cada realidade. O Estado liberou para nós em torno de 15 mil doses, até o final da semana a gente tinha aplicado um pouco mais de 9 mil então ainda tem doses em todas as unidades”, comentou a Enfermeira.
Francielle comentou também sobre a importância de completar o esquema vacinal contra a COVID-19. “Então, a importância de completar o esquema vacinal é justamente para evitar complicações da doença. Palmeira já aplicou mais 70 mil doses da vacina, a gente sabe que o vírus ainda circula, que existem novas ondas toda hora chegando, mesmo que o vírus ainda esteja circulando, nas últimas semanas a gente não teve nenhum caso grave, não tem tido óbitos por conta da covid-19”, disse.
Portanto o que está em vigor agora em relação à covid-19 são que todas as pessoas acima de 5 anos podem receber a vacinas, as crianças de 5 a 11 anos precisam receber 2 doses para ficar com o esquema completo. Pessoas acima de 12 anos precisam receber 3 doses, e o reforço que é após 4 meses depois segunda dose, então todas as pessoas acima de 12 anos precisam receber esse reforço, inclusive está aberto o agendamento no site da Prefeitura Municipal de Palmeira. “E também entrou em vigor a questão do segundo reforço ou a quarta dose, que está disponível para todos acima de 50 anos e também para os profissionais de saúde. A única observação é que tem que ter dado 4 meses de intervalo entre a terceira dose, e então agora a quarta dose ou segundo reforço também está disponível em todas as unidades de saúde”, disse Francielle.
A enfermeira comenta também sobre a importância de cuidar da sua carteirinha de vacinação, pois a Prefeitura possui um banco de dados muito recente, de apenas 2015 para frente, anterior a 2015, a secretaria possui um sistema somente com datas das vacinas, e em muitas situações só essa data não é suficiente. “Em alguns casos, quando a gente não consegue resgatar todos os dados e se necessário por algum motivo a apresentação do esquema vacinal completo, a orientação é refazer todas as vacinas inclusive aquelas que necessitam de 3 doses. A gente pede que realmente cuidem, guardem bem a carteirinha”, destacou Francielle.
Em relação a carteirinhas das doses de covid-19, o Ministério da Saúde criou um sistema nacional, então pelo CPF é possível resgatar as doses aplicadas, portanto se houver a perda da carteirinha da covid-19 ou da carteirinha de rotina, o responsável deve ir até a unidade de saúde central para avaliar a possibilidade de emitir a segunda via.
Atualmente as campanhas em vigor em Palmeira são as do sarampo, influenza e covid-19. “A campanha do sarampo ela não é para todos, então são para as crianças de 6 meses, a menor de 5 anos que deve receber uma dose, e os profissionais de saúde para atualização de carteirinha, são os 2 públicos alvos da campanha de sarampo, essa vacina está disponível em todas as unidades de saúde, não precisa de agendamento é só comparecer a unidade. Da influenza está disponível em todas as unidades, então a gente só orienta que entre em contato com a sua unidade de saúde para verificar sobre dias, horários e doses disponíveis para não tumultuar e também para não perder a viagem. As da covid-19 então são as doses de reforço para o público de 50 anos ou mais sem agendamento, e para os adolescentes é com o agendamento pelo site da Prefeitura Municipal“, finalizou.
Texto e foto: Andrea Borges com informações de Pró Saúde
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais