Encontro de Tradições começa nesta sexta-feira (08)

Encontro de Tradições começa nesta sexta-feira (08)

Publicado em: 8 nov, 2019 às 13:43

Inicia nesta sexta-feira o 2º  Encontro de Tradições, evento que vai transformar Palmeira num vibrante encontro de cultura popular. Até o domingo, mais de 40 grupos de artistas e artesãos de todo o Paraná vão se encarregar de apresentar seus trabalhos numa estrutura especial montada na Praça Marechal Floriano, no centro histórico. Neste primeiro dia de festival, um grande palco instalado na tenda principal vai receber apresentações de dança ucraniana, Boi de Mamão e Fandango, entre outras atividades.
O Encontro de Tradições é realizado pela Olaria Cultural, com apoio da Copel por meio do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Comunicação Social e Cultura do Governo do Estado do Paraná. Toda a programação é gratuita.
Outra atração é a Feira de Artesanato e Arte Popular, que reúne 15 núcleos de artesãos de diferentes regiões paranaenses.  Estará aberta nos três dias do Encontro de Tradições, das 10h às 20h. Três exposições também poderão ser vistas pelo público durante todo o evento. Duas delas são de fotografia e ficam ao ar livre, na praça: “Retratos da Congada Ferreira”,  do fotógrafo Daniel Castellano, e “Tocadores na Escola”, com fotos de Zig Koch e textos de Lia Marchi. A terceira mostra em cartaz é “Fome de mistura, um sinal vermelho”, com esculturas em palha do Coletivo Kokir, grupo de artistas ligados à cultura indígena. Esta última poderá ser apreciada no Restaurante Alecrim, também localizado na Praça Marechal Floriano.
Duas tendas temáticas completam a estrutura no local. A Tenda Copel vai apresentar o conteúdo Histórias Eletrizantes, com contação de histórias para crianças, tendo como temática histórias que envolvem a energia elétrica e o consumo sustentável. Já a Vivência Vida Tropeira terá exibição de artigos ligados ao tropeirismo e bate-papo sobre o tema. Ambas funcionam das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Na Tenda Principal, toda coberta desde o palco até a plateia – à prova de chuva, portanto – a programação de espetáculos vai das 8h às 22h. De hora em hora tem atração em cena.

Confira os horários:

Tenda Palco

8h – Grupo Folclórico Ucraniano Spomen

9h – Boi de Mamão da Associação de Cultura Popular Mandicuera

10h – Grupo de Fandango Mestre Eugênio

11h – Fandango com Mestre Aorélio e Grupo Mandicuera

12h – Vivência: Tranças Ucranianas com o Grupo Folclórico Ucraniano Spomen

13h – Grupo Folclórico Ucraniano Spomen

14h – Boi de Mamão da Associação de Cultura Popular Mandicuera

15h – Grupo de Fandango Mestre Eugênio

16h – Fandango com Mestre Aorélio e Grupo Mandicuera

17h – Grupo Folclórico Ucraniano Spomen

18h – Oficina de Fandango com o Grupo Fandanguará

19h às 22h – Baile de Fandango com o Grupo Mestre Brasílio

Vivências e Oficinas

8h e 10h – Oficina Ervas Tradicionais e Exibição do documentário Benzedeiras – Ofício Tradicional com Agda Andrade / Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas

9h – Desfiles e apresentações nos bairros com o Circo Zanchettini

9h às 12h e 13h30 às 17h – Oficina de Wycinank e Contos Poloneses – Cecília Holtman e Valdir Holtman / Tenda Vivências

10h e 14h – Palestra Sinal Vermelho: a memória é o caminho que segue o indígena – Tadeu dos Santos / Escola Integrada Jesuíno Marcondes

12h – Vivência: Tranças Ucranianas com o Grupo Folclórico Ucraniano Spomen / Palco

13h30 – Desfiles e apresentações nos bairros com o Circo Zanchettini

15h e 16h – Oficina de Fandango com o Grupo Fandanguará / Escola Integrada Jesuíno Marcondes

18h – Oficina de Fandango com o Grupo Fandanguará / Tenda Palco

 

Fotos: Divulgação/Prefeitura Municipal de Palmeira