Empresa coleta semanalmente 160 toneladas de lixo reciclável em Palmeira

Empresa coleta semanalmente 160 toneladas de lixo reciclável em Palmeira

Publicado em: 29 jan, 2021 às 15:26

A entrevista do Noticiário P7 desta sexta-feira (29) foi sobre reciclagem. Luciane Moscaleski da LS Reciclagem esteve nos estúdios da Rádio Ipiranga e abordou o assunto.
Ela contou que assumiu a licitação de coleta de resíduos recicláveis desde 2016. Segundo Moscaleski, atualmente, a empresa possui  48 funcionários. Luciane destacou crescimento da cidade e consequentemente do lixo produzido.  “Nós coletávamos semanalmente 35 toneladas, hoje estamos coletando 160 toneladas. A cidade expandiu muito e além disse tem 12 loteamentos que são os novos que não estão sendo feito a coleta. Até a Secretaria de Meio Ambiente acho que está trabalhando para fazer essa nova licitação urgente. Não posso assumir esses 12 loteamentos porque não tenho estrutura e o contrato não permite” , lembrou ela.
Ao falar sobre as 160 toneladas, ela relatou que esse volume não contabiliza os caminhões que vem de Witmarsum, interior que é feito quinzenalmente e algumas localidades que não são feitas coleta, como Quero Quero por exemplo. A expectativa, conforme apontou Luciane é que a próxima licitação possa abranger toda a cidade.  “Quando eu comecei tinha três casas, falei ‘vamos continuar fazendo’, não está no meu contrato. Hoje lá tem mais de 150 casas eu continuo fazendo sem estar na minha [licitação]. Mas imagina se eu começasse os 12 loteamentos sem fazer uma licitação? Não vou conseguir”, enfatizou.

Dicas
Os recicláveis podem ser misturados, no entanto ela alerta para itens que não reciclados que são colocados junto  como papel higiênico, madeira e lixo orgânico. De acordo com Luciane não é necessário lavar os itens que irão para coleta. “Hoje nós separamos mais de 70 tipos de material reciclável (…) e cada um agrega um tipo de valor. Não é preciso levar. [Por exemplo] o tetra Park que são as caixinhas de leite, chocomilk, são prensadas só ela, vai direto para empresa, fazem a triagem, lavagem e faz o picador, então não é preciso lavar. É só cuidar muito para não colocar papel de banheiro, fralda e resto de comida porque na hora que ele se junta, contamina”, disse.
Ao responder  a dúvida de um ouvinte, Moscaleski relatou que a LS Reciclagem faz também a coleta de lixo eletrônico e se encarrega da destinação.  “Preferimos que liguem para nós ou levem até a usina”. Os telefones para contato são 3252 – 2955 ou 9 9946-3954.

Foto: Pixabay e Elder Scolimoski
Texto: Bruna Camargo