Emater de Palmeira busca desenvolvimento da agricultura através de cursos de capacitação

Emater de Palmeira busca desenvolvimento da agricultura através de cursos de capacitação

Publicado em: 5 jul, 2019 às 14:16

Nesta semana agricultores de Palmeira participaram de atividades de formação realizadas em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Em entrevista para Ipiranga FM  o técnico Valter José Ramos, e Flávia Leão, extensionista de Bem Estar Social falaram sobre a importância destas ações.
Na quarta-feira (03) 11 produtores da Viticultura, estiveram no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) da Lapa, para o 5º Seminário sul-paranaense de Fruticultura. Valter José Ramos, técnico da Emater acompanhou o grupo até o encontro. Ele destacou a importância desta atividade em que produtores de Palmeira participam pelo quarto ano consecutivo. “Este último evento foi voltado com grande ênfase a fruticultura uva e como acontece todos os anos, voltando de lá, eles trazem sempre uma mensagem nova, um aprendizado novo para aplicar nesta atividade”, contou
Segundo o técnico em 12 anos de trabalho com a uva em Palmeira, foram aproximadamente 55 atividades com produtores rurais em excursões, visitas técnicas, dias de campo, palestra, entre outros.
Outra atividade que teve a participação desta vez de agricultoras de Palmeira e São João do Triunfo foi realizada nesta quinta-feira (04) em Sabáudia, município com cerca de 6.700 habitantes, localizado no Norte do Paraná.
Flávia Leão, extensionista de Bem Estar Social da Emater acompanhou as 38 agricultoras na 26ª Expotécnica de Sabaúdia. Ao contar sobre o evento, a profissional ressaltou a importância da mulher no campo. “É o maior evento do Paraná realizado em uma propriedade de agricultor que é parceiro da Emater, então são vários assuntos abordados: fruticultura, turismo rural, agroindústria e ontem foi dedicado às mulheres. Foi muito interessante e foram apresentados números bem expressivos; no Paraná temos mais de 700 mil mulheres rurais e mais de 50 mil delas estão à frente das propriedades, dos seus empreendimentos. Vemos que há pouca participação de mulher em eventos como esse, há uma participação expressiva, mas queremos aumentar”, relatou a profissional.
‘O poder da mulher no campo para o desenvolvimento rural’ foi o tema deste encontro. Para Flávia, além do aprendizado, um dos maiores reflexos da participação dessas agricultoras na Expotécnica será o desenvolvimento do turismo rural. Ao avaliar o evento, a extensionista apontou que atividades como essa buscam valorizar a importância da mulher na agricultura. “Sabemos que a jornada da mulher é bem pesada, a maioria das mulheres cuida da casa, dos filhos e também atua na propriedade. Não é nossa intenção falar trabalho de homem ou trabalho de mulher, nem diminuir um trabalho ou outro, mas fazer com que elas vejam o valor dos trabalhos que elas já executam. Para mim foi muito satisfatório, o resultado e a avalição que fizemos do curso”, pontuou ela.
Sobre ações para este público em Palmeira, Flávia contou sobre o Clube de Mães desenvolvido em algumas localidades rurais do município.  “Já estamos atuando em Boa Vista, Limeira, Poço Grande, então temos acompanhado esses grupos, com objetivo de fortalecer em termos de produção fazemos atividade de artesanato, alimentação, segurança alimentar, mas também de trabalhar temas relacionados ao cotidiano da mulher”, contou a extensionista.
Para mais informações sobre as atividades as pessoas podem entrar em contato com a Emater através do telefone 3252- 8650.

Grupo de Fruticultura no Paraná
Durante a entrevista para Ipiranga FM, Valter revelou que foi convidado para integrar um grupo da Fruticultura no Estado, que terá o objetivo de contribuir entre outras questões com o desenvolvimento da Viticultura no Paraná. “O motivo pelo qual fui chamado é porque é um projeto político, em que o Governador Ratinho Junior pede à Emater e Iapar que escreva uma proposta política para o desenvolvimento da Viticultura. Então separando o norte do Paraná onde o principal é uva de mesa, nós aqui no Sul produzimos uva para suco e vinho e é esse grupo de aproximadamente 10 pessoas que está escrevendo o projeto para o Estado. A grande maioria do pessoal está falando de revitalização, em Palmeira para nós trata-se de desenvolvimento do que temos”, relatou Ramos.
O profissional da Emater explicou de que forma sua participação nesse projeto contribui para os produtores de uva da região. “A proposta para Palmeira é avançar mais, nós paramos nos últimos anos por falta de mudas para ampliar nossos pomares. No caso mudas de qualidade, mudas existem, mas mudas com sanidade satisfatória não temos. Agora começa a aparecer um horizonte de mudas que vem de encontro as nossas necessidades e então provavelmente a partir do ano que vem possamos ampliar nossas áreas da fruticultura aqui no município na produção de uva”, disse Valter.

Foto: Bruna Camargo