Em Palmeira, comunidade escolar já optou pelo ensino cívico-militar

Em Palmeira, comunidade escolar já optou pelo ensino cívico-militar

Publicado em: 30 out, 2020 às 10:04

A comunidade escolar do Colégio Estadual São Judas Tadeu optou pela implantação do modelo de ensino cívico-militar.
De acordo com informações de Luciana Aquiles Sleutjes Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, o qual Palmeira faz parte, foram 358 votantes, sendo 331 votos favoráveis a implantação e 27 votos contrários. Com isso,  o resultado foi de  92,5% a favor e 7,5% contra.
Conforme a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, as escolas contarão com aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, permitindo aos estudantes que aprendam sobre leis, Constituição Federal, papel dos três poderes, ética, respeito e cidadania. No Ensino Médio, haverá, ainda, a adição da disciplina de Educação Financeira.
Além de questões curriculares, outra mudança trazida pela nova modalidade de ensino — que será aplicada em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio — é a gestão compartilhada entre civis e militares. O diretor-geral e o diretor-auxiliar permanecem sendo civis e as aulas continuam sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto o diretor cívico-militar será responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá, também, de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Da redação com informações da Agência Estadual de Notícias