Em homenagem ao Dia do Radialista, locutora da Ipiranga na década de 60 marca fala do amor pelo rádio

Em homenagem ao Dia do Radialista, locutora da Ipiranga na década de 60 marca fala do amor pelo rádio

Publicado em: 7 nov, 2021 às 10:10

Neste domingo (07) celebra-se o Dia do Radialista, a data é uma homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903.
Como forma de parabenizar todos os radialistas que fizeram parte dos mais de 72 anos da Ipiranga FM, conversamos com a dona Eloina De Jesus Alves Kapp, que já há quase seis décadas apresentou o saudoso programa “Clube da Amizade”.
Trabalhando na Rádio nos anos de 1963 e 1964, ela conta que sua prima Roselmira Moreira participava com ela no programa e Pedrina de Paula era sonoplasta. “Era muito bom. Tinha pessoas que nem conhecíamos, pediam as músicas, a Pedrinha achava as músicas e tocava lá”.
Perguntada sobre quais músicas e gêneros musicais mais tocavam no “Clube da Amizade”, ela adianta que mesmo longe dos microfones continua tendo a Ipiranga FM como sua companheira. “Eu lembro bem é da [música] que eu peço na Rádio Ipiranga: ‘Feitiço Espanhol’ (…) tocava também bastante música sertaneja”, disse ela ao lembrar o estilo que predominava em Palmeira naquele período.
Durante a entrevista, ela lembrou que naquela época a Ipiranga FM estava situada na Praça Marechal Floriano Peixoto, mas em outro endereço; um prédio ao lado do Palácio da Viscondessa (antiga Prefeitura).
Sobre o que mais gostava em seu trabalho como radialista, Eloina fala da relação com os ouvintes. “Gostava de ser locutora, atender o pedido do povo. Afinal o povo é quem faz a Rádio ir para frente né?”, disse.
A atividade era desenvolvida extremamente por amor ao rádio.  “Era tudo de boa vontade porque não tinha salário, depois que o Pe. Pedro ficou diretor na rádio ali em frente aos Correios, ‘dali’ em diante começaram a pagar”, contou ela
O apreço ao rádio continua. A Ipiranga FM segue fazendo da rotina de Dona Eloina. “A rádio é tudo para mim. Eu levanto e já ligo na Rádio Ipiranga”, disse.
E com compromisso de informar e entreter, a Ipiranga FM busca diariamente continuar fazendo parte do dia a dia dos nossos ouvintes. Nossa homenagem a todos os radialistas que fazem parte dessa história.

Texto e fotos: Bruna Camargo